Queda de cabelo: o que pode ser?
Se você percebeu que a sua queda de cabelo aumentou nos últimos tempos, saiba que não está sozinha. Entenda já por que ela acontece!
06/05/2020
Se tem uma queixa presente no dia a dia da maioria das mulheres é a queda de cabelo. E muitas têm notado que com o isolamento social, ela tem aumentado. Será que uma coisa tem relação com a outra?
Para entender mais sobre o assunto, conversamos com o hair stylist e expert, Tiago Parente, que ainda compartilhou conosco um material sobre queda de cabelo completo sobre o assunto que fez com o seu dermatologista e especialista, Alessandro Alarcão. Confira!
Veja Mais
Fases do cabelo
Para entender a queda de cabelo, antes é preciso saber que ele tem três fases: a anágena, que é a de crescimento e dura de dois a seis anos, a catágena, que é a fase de repouso, bem curta, e a telógena, que é a fase da queda e dura uns 90 dias.
Algumas das principais causas da queda são a má alimentação, problemas hormonais e o estresse. “Em casos de estresse, a queda acontece 90 dias após a crise, o que não quer dizer que a pessoa não possa ter essa queda antes”, explica Alessandro.
Por isso é tão importante buscar um médico dermatologista, que irá pedir exames, investigar e tratar a causa, não maquiar.
Queda anormal
É normal caírem de 100 a 150 fios por dia, mas como saber isso? “Uma boa maneira de saber é que você começa a deixar rastros de cabelo pela casa, ele cai no travesseiro, no chão, se passa a mão ele cai, isso já é um sinal de alerta e que você precisa procurar ajuda”, explica Alessandro.
A qualquer sinal de queda de cabelo, procure o seu dermatologista, pois ele reflete a nossa saúde e é o primeiro a dar o alerta de que tem algo de errado com o organismo. O dermatologista vai investigar, solicitar exames para descobrir se é sinal de alguma doença, falta de vitaminas, nutrientes ou até mesmo estresse, e indicar o tratamento correto.
Atenção aos fios
Responda rápido: com que frequência você lava os cabelos? Nosso expert indica a lavagem diariamente, com o shampoo ideal para o seu tipo de fio e água de morna a fria. Acredite se quiser, mas quanto mais se lava os cabelos, menos eles caem. Segundo Alessandro, já existem estudos que provam que quem lava o cabelo todos os dias tem 40% menos de queda do que quem lava duas a três vezes por semana.
Na hora de usar secador, chapinha e babyliss, também vale ficar atenta. “O uso do protetor térmico é essencial, porque evita com o que fio se danifique e fique mais fraco. Além disso, tem a forma como você manuseia essas ferramentas, porque tem danos por calor e tração”, revela Tiago.
Tratamento eficaz
Cuidar dos cabelos em casa é um passo muito importante, assim como se alimentar bem e fazer o tratamento correto com o dermatologista. Há medicamentos para serem usados via oral e também procedimentos em clínica, como laser, que aumenta a fase anágena do cabelo, e os LEDs, que ajudam na circulação sanguínea.
Cuidado ao ouvir conselhos
Todo mundo tem uma dica ou conselho para a queda de cabelo, mas não vá se automedicando. Só o seu dermatologista poderá indicar o tratamento correto. “As pessoas com o intuito de ajudar indicam vitaminas e vários produtos, mas vale lembrar que tanto a baixa de vitaminas como o aumento, podem dar um efeito rebote e aumentar a queda de cabelo”, explica o dermatologista.