Sérum facial: o que é e para que serve?

Da rotina de cuidados básica à completa, o sérum facial é um verdadeiro curinga e traz vários benefícios para a pele. Saiba como usar!

Compartilhar:

Para esclarecer esse e outros pontos sobre o assunto, convidamos o expert e dermatologista Amilton Macedo, para explicar o que é o sérum facial, em qual etapa entra na rotina de skincare e o que ele pode fazer pela sua pele. Confira:

Sérum facial: o que é?

Independente da marca ou dos seus ativos, quando o assunto é skincare, certamente você já ouviu falar sobre ele: o sérum facial. Apesar de já ser um produto queridinho para a rotina de cuidados com a pele, é comum surgir dúvidas sobre sua composição, seus benefícios e até o seu modo de uso.

Dr. Amilton Macedo esclarece que o sérum é um produto com alta concentração que, geralmente, possui de um a dois ativos em sua composição.

“Com uma textura fluida e em sua maioria transparente, o sérum foi desenvolvido para ter um maior poder de absorção na pele e gerar resultados a longo prazo, enquanto outros produtos faciais como cremes, hidratantes e loções criam uma barreira sobre a pele”, diz.

Sérum: o que é e para que serve

Os ativos mais encontrados nos séruns são a vitamina C, a vitamina E, o ácido ferúlico, o resveratrol, a coenzima Q-10 e a niacinamida

Qual a diferença entre o sérum e a vitamina C?

Ao buscar o melhor sérum para as suas necessidades, você encontrará em suas composições alguns ativos antioxidantes como:

  • Vitamina C
  • Vitamina E
  • Ácido ferúlico
  • Resveratrol
  • Coenzima Q-10
  • Niacinamida.

Isso porque esses elementos neutralizam os radicais livres, reforçam a defesa natural da pele, previnem os danos causados pela poluição e pela exposição solar, e ainda auxiliam nos tratamentos de manchas na região do rosto e do pescoço.

“Quando combinado com ativos dermatológicos, como o ácido hialurônico, esse produto pode auxiliar no tratamento de determinadas condições de pele como acne e linhas finas. Mas, vale ressaltar que tudo vai depender do objetivo para o qual o sérum foi feito e qual ativo dermatológico ele possui”, explica o dermatologista. Eles podem ser de alguns tipos:

  • Séruns para sinais do tempo
  • Séruns antioxidantes
  • Séruns oil-free
  • Séruns hidratantes
@skinceuticals

If you’re like @Eunice Park and aren’t ready for injectables just yet, try PTIOX. Our NEW revolutionary peptide serum is inspired by the effects of professional neurotoxin injections. It’s even proven to reduce expression lines, even those neurotoxin injections do not treat.#SkinCeuticals #Botox #Injectables

♬ original sound – SkinCeuticals

Qual a diferença de sérum e hidratante facial?

O sérum também tem um poder hidratante que atua diretamente nas camadas mais profundas da pele, proporcionando firmeza e a uniformização. No entanto, o expert afirma que ele não substitui o hidratante facial no skincare.

“Apesar de algumas formulações terem um alto poder de hidratação, o sérum nunca deve ser usado sozinho. Ele precisa ser seguido por um produto de hidratação que aumenta o conforto na região aplicada”, conta Dr. Amilton.

Pode usar sérum todos os dias?

Geralmente, o sérum facial pode ser aplicado duas vezes ao dia, mas tudo depende da sua formulação, como explica o dermatologista.

“Séruns que possuem ácidos em sua composição, como o salicílico, devem ser aplicados em dias alternados durante a noite. Já os produtos que contêm antioxidantes, como a vitamina C, são ideais para o uso diurno por potencializarem o efeito do protetor solar e auxiliarem na proteção da pele contra a ação dos radicais livres”, diz o expert.

Consulte o seu dermatologista para saber qual sérum atende as necessidades da sua pele e siga as suas orientações.

Os séruns faciais não substituem os hidratantes

- Por Letícia Leite