Shampoozada: o que é e como fazer? Um expert explica
Para descolorir e limpar os cabelos, a shampoozada é a técnica que você talvez esteja procurando! Vem ver como fazer.
12/04/2022
Se você já se perguntou o que é e como fazer a shampoozada, você veio ao lugar certo! O expert e cabeleireiro especialista em coloração, Bruno DViana, veio contar o que você precisa aprender sobre a mistura para clarear os fios em alguns tons.
Veja Mais
O que é a shampoozada
Em resumo, a shampoozada “é basicamente uma borracha da coloração”, de acordo com o expert. É uma mistura de shampoo e descolorante, para abrir alguns tons das mechas. “A shampoozada serve para colocar uma cor um pouco mais clara no cabelo, só não é indicada caso a transição de cor seja muito distante”.
O processo danifica o cabelo?
A resposta é: depende. “Aqui, depende da intensidade e do tipo de cabelo. Se é um cabelo muito frágil, mesmo a mistura de shampoozada – que é mais leve – porque é um descolorante diluído no shampoo, pode ressecar os fios finos ou sensibilizados. Mas, no geral, é um processo menos agressivo que uma descoloração direta”, explica Bruno.
Shampoozada nos diversos tons de cabelo
As medidas da mistura variam de acordo com a finalidade e o objetivo da descoloração. Mas o cabeleireiro explica que “é possível clarear de 1 a 2 tons” e normalmente não indica-se o processo para abrir mais tons, já que pode não ficar uniforme – com algumas partes mais claras e outras menos”.
- Shampoozada em cabelos pretos: a shampoozada pode ser utilizada para retirar os pigmentos mais escuros dos fios, desde que saiba-se que ela é indicada apenas para abrir um pouco o tom. “Caso queira clarear mais os cabelos, aí é indicada a descoloração”, explica Bruno;
- Shampoozada em cabelos loiros: em fios já clareados ou com luzes, é preciso ter atenção às medidas e, especialmente, aos cuidados pós-procedimento. “A hidratação é fundamental para que a shampoozada não retire esse óleo natural, responsável por deixar o cabelo mais alinhado”.
- Shampoozada em cabelos ruivos: “se é um cabelo mais quente, por exemplo, e a cliente quer aplicar um dourado ou ruivo, aí pode funcionar, porque tiramos a intensidade do vermelho e aplicamos outra cor. Mas o indicado mesmo é fazer o procedimento com descolorante”.
Shampoozada + tintura: é match?
“Algumas vezes, quando queremos abrir o cabelo, pegamos uma coloração bem clara e jogamos nos fios, sem o shampoo, para abrir o tom”. O processo é feito com superclareador e tonalizante, sem o uso de limpadores, como o shampoo. “Mas aí não necessariamente configura uma shampoozada”, esclarece o hair stylist.
Cuidados pós-procedimento
Os produtos e cuidados em seguida à shampoozada, variam de acordo com os danos, grossura e tonalidade dos cabelos. “Se é um cabelo muito fino ou com histórico de química, a gente recomenda manter um cronograma capilar: hidratando, nutrindo e reconstruindo”.
Mas, o bom e velho cronograma capilar – adaptado ao que precisa ser reposto nos fios, já é de boa ajuda! “Normalmente não é uma agressão tão grande para o cabelo, mas recomendamos nutrir bastante, para evitar com que ele fique indisciplinado”, finaliza Bruno.