Sulfato: 5 perguntas sobre o ativo
Não limpa bem, resseca ou até piora a quebra: qual será a real sobre o sulfato? Um cabeleireiro responde grandes dúvidas aqui
26/06/2023
Os nomes dos ingredientes dos produtos de beleza pode parecer uma sopa de letrinhas. Mas, conhecer um pouco mais sobre rótulos e formulações, ajuda a deixar o match entre produto e cabelo mais certeiro! Quem explica mais sobre o sulfato nessa, é o cabeleireiro Glauco Braga.
Veja Mais
Sulfato: 5 perguntas sobre o ativo
1 – O que é o sulfato?
Sulfato é um tensoativo ou surfactante, que possui propriedades de limpeza.
Os tensoativos com sulfatos são excelentes formadores de espuma, então, são eles os responsáveis por fazerem espuma nos seus produtos. Assim, são utilizados em uma gama enorme de produtos de limpeza: desde cosméticos faciais – como os géis de limpeza, por exemplo -passando por banhos de espuma, sabonetes e shampoos.
WeDo Professional Rich & Repair - Shampoo
Shampoo para cabelos quimicamente tratados. Limpa o couro cabeludo e o cabelo, enquanto reduz a quebra.
2x R$ 53,95
2 – Qual a diferença entre um produto com e sem sulfato?
Quem responde essa é Glauco. “Shampoo com sulfato – o mais presente nos shampoos é o Lauril Sulfato de Sódio – normalmente terá uma maior ação detergente e, por consequência, também vai retirar mais gorduras e impurezas gerais. O ativo não é o único responsável pela limpeza, e outros ativos também poderão fazer espuma e dar viscosidade no líquido do produto. Já os shampoos sem o ativo “podem” ter uma diminuição nestes 3 efeitos – mas não uma regra – já que existem tensoativos modernos, que podem cumpram esse efeito, sem que haja uma baixa nos aspectos de limpeza, espuma e viscosidade”.
WeDo Professional Moisture & Shine - Shampoo
Shampoo low foam para cabelos equilibrados a danificados. Limpa suavemente, deixando os fios macios e hidratados.
Avise-me quando chegar3 – Quando procurar um shampoo sem sulfato?
Tensoativos, com grupos sulfatos, podem ser mais irritantes para a pele, olhos e e mucosas sensíveis. Cabelos com curvatura ou danificados também devem ter atenção, já que ele pode levar consigo a hidratação e os nutrientes naturais que o corpo produz.
“O que faz do ativo um grande agente detergente – que elimina gorduras – é o fato de ser tensoativo aniônico. Por isso, quando se aplica um shampoo com alta concentração de sulfato em cabelos que estão precisando de lipídios – gorduras positivas para o cabelo – o efeito pode ser um potencializador da condição fragilizada do fio”.
WeDo Professional Light & Soft - Shampoo
Shampoo low foam para cabelos finos. Limpa suavemente o couro cabeludo e os fios, deixando-os macios.
Avise-me quando chegar4 – Produtos “sem sulfato” não limpam?
Errado! Em substituição a este ativo, como explicamos, podem ser utilizados outros tensoativos suaves ou o próprio sulfato em menores quantidades.
“Podemos ter duas variantes de técnicas com pouco sulfato: a primeira, e mais comum, é uma menor concentração do ativo na fórmulas. Já a segunda, seria uma matéria prima mais suave”. Também existem produtos que não levam nenhuma quantidade de ativos. “Como citei acima, o sulfato não é único responsável pela limpeza, existem quelantes como o EDTA que, neste caso, pode ter sua concentração aumentada para obter a limpeza.
WeDo Professional No Plastic - Shampoo em Barra
Shampoo em barra para cabelos equilibrados. Limpa o couro cabeludo e fios, além de ter um enxágue rápido.
5 – Como identificar produtos com sulfato?
São diversos tipos e nas embalagens podem ser encontrados como:
Sodium lauryl sulfate, Sodium lauryl ether sulfate, Sodium laureth sulfate, Sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, Sodium lauryl ethoxysulfate, Ammonium lauryl sulfate