Uma manhã com Celso Kamura na SPFW

Passamos uma manhã com Celso Kamura na SPFW e contamos o que encontramos circulando pelas belezas dos bastidores

Compartilhar:

Visitar os bastidores das semanas de moda nacionais é sempre uma aventura: o caos organizado, toda a energia focada para o momento do desfile, bancadas enormes de produtos e flashes para registrar tudo. Mas, acho que a parte mais rica de tudo – especialmente para os novatos no ramo, como eu – é poder trocar com quem faz isso há tempos. Por isso, quando soube que ia poder passar alguns minutinhos vendo e conversando com Celso Kamura na SPFW, não vou mentir, fiquei fascinada.

Uma manhã com Celso Kamura na SPFW

Fomos convidadas para o backstage do desfile da Patricia Vieira – estilista carioca e mestre em criar peças novas a partir de retalhos de couro. O dia começou cedo: acordei por volta das 7h, já que o backstage começaria por volta das 11h e o desfile às 12h30. 

Chegando no lugar, aquele frio na barriga delicioso de ver jornalistas, fotógrafos, modelos, maquiadores, cabeleireiros e stylists – realmente uma vila – trabalhando em conjunto para por o show em pé. Eu e a equipe fomos logo conduzidas para conversar com o Celso, mas ele estava bem focado nos detalhes finais da beleza do desfile que sairia em pouco tempo, então aproveitamos o momento para dar uma volta e conversar com ele depois.

Nessa hora, aproveitamos para ver as peças que seriam desfiladas dali alguns minutos, e o mais legal de tudo: pudemos olhar mais de pertinho os trabalhos da equipe enorme de maquiadores e cabeleireiros envolvidos ali – além de todos os produtos nas bancadas. 

Volta dada, as modelos foram chamadas para as fotos: antes de qualquer show, elas são fotografadas com o visual completo. Foi aí o momento que ficamos aguardando junto com todos, do lado de fora, e pudemos conferir mais de pertinho a beleza completa no rosto das modelos – olá Lettícia Muniz!

Modelos fotografadas, voltamos para conversar com Celso nos bastidores. Ele falou um pouco sobre como é o processo de juntar os universos de beleza e moda, a preparação que rola antes de uma beleza sair para a passarela e as particularidades de ser um profissional de beleza, no ramo da moda.

Se você leu até aqui, continue – prometo que a vale a pena!

Entrevista com Celso Kamura

BLZ: A Patrícia trabalha bastante couro na criação das roupas. Como você fez para ornar a visão do estilista com a assinatura da beleza?

Kamura: Eu acho que a Patrícia faz um trabalho bem artesanal, mas as roupas são muito chiques. Então, para essa temporada, imaginamos uma mulher bem vida real mesmo. E o que a gente sente de uma mulher vida real hoje em dia? Elas querem estar bonitas e com cabelos com cara de tratados. E foi o que fizemos: uma maquiagem simples, que todo mundo pode reproduzir

Antes do desfile temos algumas provas. Por exemplo, foi em uma dessas provas que acrescentamos o gloss nos olhos, para dar mais um brilho.

BLZ: Você já assinou absolutamente de tudo, desde shootings até celebridades. Qual é a diferença para assinar a beleza de um desfile?

Kamura: Acho que cada trabalho tem uma particularidade. A celebridade, por exemplo, tem que gostar daquilo, a mulher vida real também. Já no desfile, fazemos essa prova antes, mas no desfile podemos extrapolar e criar mais. Por isso, acho muito importante o profissional de beleza trabalhar com moda, porque a moda possibilita criar coisas que você nem imagina. Na moda, a gente imagina às vezes que já fez de tudo, mas sempre acabamos descobrindo coisas novas. Eu gosto de fazer todos os tipos de beleza, mas a moda me surpreende.

- Por Isabelle Guedes