Ventosaterapia: vale apostar na massagem facial com ventosas?
A ventosaterapia tem benefícios para o rosto, como desinchar, estimular a circulação e relaxar. Aprenda aqui a aplicá-la de maneira segura:
05/09/2023
A ventosaterapia é um procedimento que vai dar uma mão extra na circulação, com o combo de movimentos massageadores, seu hidratante e pequenos copinhos de sucção. Quem ensina mais sobre a técnica, maneiras seguras de aplicá-la e benefícios bacanas, é a esteticista Flávia Medeiros.
Veja Mais
Ventosaterapia: vale apostar na massagem facial com ventosas?
O que é a ventosaterapia?
Quem responde, é a esteticista Flávia Medeiros: “a Vacuoterapia é um tratamento utilizado com ventosas a vácuo”. Você já deve ter visto a terapia nas costas, para relaxar os músculos, mas a técnica pode ser aplicada também no rosto.
Os benefícios são bastante interessantes: além do relaxamento, tem um resultado na estimulação no fluxo de sangue. “A ventosaterapia tem efeito de sucção suave sobre os tecidos, que vai estimular a pele no processo de firmeza, de forma gradativa, mantendo o aspecto natural do rosto. Ela também oxigena os tecidos, ativa a circulação sanguínea e melhora o contorno da face”.
Ver essa foto no Instagram
Massagem com ventosas, gua-shas ou rollers?
“São técnicas diferentes em seu mecanismo de ação”, começa explicando a esteticista. A diferença principal, está no tipo de impressão do massageador sobre a pele. “Gua-sha e rollers, comparados às ventosas, são distintos, uma vez que não possuem a pressão negativa, a sucção. Por outro lado, as ventosas não possuem as propriedades das pedras, dos gua-shas e dos rollers”.
As pedras de massagem mais comuns são o quartzo rosa, verde e a ametista. Flávia explica que “elas promovem um resfriamento na pele, quando usadas de forma estática, aliviando bolsas dos olhos e drenando líquidos retidos”.
Como usar ventosas no rosto?
A esteticista indica aplicar sempre em conjunto com algum produto escorregadio. “A melhor forma de aplicar as ventosas é com auxílio de um sérum ou creme, para perfeito deslizamento. Assim, mobilizando líquidos e toxinas retidas na face, há mais sangue circulando e mais aporte de oxigênio nas células”.
Mas, uma certa atenção é necessária, para a pressão e possíveis machucados. “Cuidado para não sobrepor em excesso as ventosas em áreas mais delicadas e vascularizadas, como olhos e pescoço, pois há o risco de deixar hematomas, ao romper os micro vasos sanguíneos”. Peles acneicas também atenção: “nunca realize em local com feridas e até acne, pois pode causar proliferação do quadro”.
E vale a recomendação sempre: bateu a dúvida de como usar? Seu dermatologista ou esteticista de confiança podem indicar a maneira segura de incluir a ventosaterapia na sua rotina.