Pele na menopausa: dicas para manter o viço e bem-estar
Quando a idade chega, nossos cuidados com a pele também devem mudar. Saiba mais como intensificar os cuidados com a pele na menopausa
30/09/2024
Quando as marcas de expressão se intensificam, é um marco importante, não é mesmo?
A pele na menopausa passa por transformações rapidamente, e é natural que surjam algumas mudanças. Mas, com cuidados simples, é possível manter a pele saudável e radiante.
Confira as dicas da dermatologista Taiz Campbell para atravessar essa fase de forma leve e positiva e tenha uma pele saudável também na menopausa.
Veja Mais
Pele na menopausa: o que muda?
Ao longo do tempo, as variações hormonais fazem com que a pele na menopausa precise de mais atenção em termos de hidratação.
“A menopausa pede cremes mais nutritivos e hidratantes, por isso vale investir em fórmulas com mais peptídeos e fatores de crescimento que enriqueçam a pele ressecada”, indica Taiz.
Além disso, tratamentos no consultório, como lasers e bioestimuladores de colágeno, podem ser boas opções para potencializar os resultados.
O que fazer para melhorar a pele na menopausa?
Se você tem 20 anos de idade e está lendo essa matéria, o ideal é começar a cuidar da sua pele desde já, em casa. Isso faz toda a diferença no futuro.
“Você pode cuidar da pele no consultório, mas se não der continuidade em casa, o resultado não se sustenta”. Segundo Taiz Campbell, uma rotina básica que inclui desde a limpeza adequada até o uso de séruns específicos para cada necessidade, já é um ponto de partida estratégico para a saúde da pele quando chegar a menopausa.
Já durante a menopausa, a pele tende a perder oleosidade natural, tornando-se mais ressecada. Uma boa maneira de compensar essa perda é passar a incorporar óleos faciais à rotina de cuidados.
Eles ajudam a restaurar a barreira de hidratação e mantém a pele mais suave e radiante. Opte por óleos ricos em ácidos graxos essenciais, como o óleo de argan ou de rosa mosqueta, que auxiliam na nutrição profunda da pele.
Sim, alguns passos precisam ser seguidos nessa fase:
- demaquilar a pele;
- esfoliar no banho para tirar cravos e impurezas;
- limpar com uma espuma de acordo com o tipo de pele;
- tonificar;
- hidratar com água termal antes dos cremes de tratamento;
- usar um creme para a área dos olhos (seja para clarear ou hidratar)
- vitamina C;
- óleos faciais;
- filtro solar durante o dia;
- proteção contra poluentes.
“À noite, siga a mesma rotina e adicione os séruns de tratamento, ácidos e clareadores”, orienta a dermatologista.
Além dos cuidados extremos de skincare, Taiz pontua que a hidratação e a alimentação também interferem, e muito, na idade da pele.
“A alimentação deve ser adequada durante a vida toda, com alimentos ricos em antioxidantes para construir uma pele melhor ao longo dos anos”. Beber 3 litros de água e evitar a exposição solar também são bons hábitos, ok?
Como repor colagénio na menopausa?
E falando em colágeno, com a diminuição natural de sua produção durante a menopausa, é importante adotar hábitos que ajudem a pele a estimulá-lo.
Além de tratamentos tópicos, como cremes e séruns com retinol e peptídeos, é recomendado o uso de suplementos de colágeno hidrolisado, pois podem contribuir para a saúde da pele de dentro para fora, ajudando a reduzir a perda de firmeza e elasticidade.
Qual o melhor exercício para o rosto?
Assim como o corpo, o rosto também se beneficia de exercícios para tonificação. Práticas como a ginástica facial e massagens com gua sha podem ser grandes aliadas para manter a firmeza da pele na menopausa.
Esses exercícios estimulam a circulação do sangue, ajudam na produção de colágeno e combatem a flacidez, trazendo mais viço e vitalidade ao rosto.