10 maquiagens icônicas do cinema

Do delineado de Audrey Hepburn ao batom vermelho de Marilyn Monroe, inspire-se com essas maquiagens icônicas do cinema

Compartilhar:

As estéticas dos filmes lançam tendências e trazem referências que cruzam gerações, e claro que as belezas das atrizes hollywoodianas não ficariam fora dessa, né? Aqui, a nossa expert e makeup artist Brigitte Calegari comenta 10 maquiagens icônicas do cinema, seus elementos e técnicas que marcaram época e nos inspiram até hoje. Vem ver! 

As 10 maquiagens icônicas do cinema

Elizabeth Taylor, em Cleópatra

Apesar do filme ter sido lançado na década de 1960, a maquiagem da personagem tem vários elementos que estão bombando atualmente, como o delineado gráfico e vazado, o glitter e a sombra color block. 

“A responsável pelos looks é a própria atriz, porque o maquiador italiano Alberto Rossi adoeceu. Liz tinha estudado as referências e técnicas necessárias e assumiu o makeup. Destaque: o lápis de olho preto é usado nas sobrancelhas e no desenho do delineado para formar as asas. Para finalizar, blush rosado e um batom quase nada”, diz.

10 maquiagens icônicas do cinema

Maquiagem de Elizabeth Taylor no filme Cleópatra, de 1963

Sophia Loren, em Arabesco

Ícone de beleza dos anos 1950 e 1960, a atriz ostentava um delineado marcante que, até hoje, faz sucesso entre celebridades como Lana Del Rey, Adele e Katy Perry.

“Ela mesma era expert no traçado no canto dos olhos, superdramático, geométrico, pesadão mesmo. Seu segredo? Muitas camadas de máscara para cílios para dar toda a atenção que seus grandes olhos verdes merecem. Sophia também usava lápis nude na linha d’água inferior para abrir o olhar (o truque, quem diria, viralizou no TikTok). As sobrancelhas da moda eram arqueadas. Os lábios, volumosos, mas raramente com batom vermelho. A musa preferia batons nude ou rosados com um leve brilho bem no centro dos lábios, para dar ainda mais volume”, comenta a makeup artist.

10 maquiagens icônicas do cinema

Visual de Sophia Loren no filme Arabesco

Natalie Portman, em Cisne Negro

Uma das maquiagens mais dramáticas da história do cinema, tem como marca-registrada a pele matte e pálida, os olhos com nuances de sombras pretas e lábios cor de vinho. 

“A make dos olhos ganhava desenhos que cobriam toda a pálpebra superior e ultrapassava todos os limites do côncavo, quase uma máscara, com puxadinho na parte interna dos olhos. Os cílios eram super alongados e volumosos”, afirma Brigitte.

 

Mia Farrow, em O Bebê de Rosemary

As sardas que deixara de ser escondidas atualmente, já faziam parte do visual da atriz para o filme que estrelou em 1968.

“Seus cílios inferiores eram cuidadosamente realçados com máscara: essa era a fórmula da maquiagem de Mia Farrow nesse clássico de terror. As maçãs do rosto e os lábios eram naturalmente coradinhos em tons rosados ou coral”, explica a expert. 

10 maquiagens icônicas do cinema

Maquiagem de Mia Farrow durante o lançamento do filme O Bebê de Rosemary

Marilyn Monroe, em Quanto mais Quente Melhor

Na vida real ou no cinema, a sensualidade era um elemento indispensável nas maquiagens de Marilyn Monroe. Para isso, ela realçava seus olhos e os lábios.

“O responsável pela produção da atriz foi o maquiador e seu amigo pessoal, Allan Snyder. Ele usava vaselina aplicada como primer para dar viço à pele; dois tons de batons vermelho (mais escuro para contorno dos lábios e o mais claro para preenchimento); lápis marrom e preto para os olhos; cílios postiços cortados ao meio e colados apenas nos cantos externos. Sexy!”, diz a makeup artist.

10 maquiagens icônicas do cinema

Maquiagem clássica de Marilyn Monroe dentro e fora dos filmes

Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo

Maquiagem e filme clássicos? Temos! O delineado tradicional da personagem chamava a atenção para os olhos de Audrey e era equilibrado com uma make mais leve e natural. 

“A maquiagem varia de intensidade dependendo da cena, mas a fórmula se mantém: pele perfeita, blush claro, batom cor de boca rosado, sombra quase do tom da pele e sem brilho, delineado nude na linha d’água dos olhos. Destaque: as cenas noturnas ganharam olhos com um suave esfumado nos cantos externos”, comenta Brigitte.

10 maquiagens icônicas do cinema

Beleza de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo

Kirsten Dunst, em Maria Antonieta

Pele alva, blush forte e bem marcado, esses são os elementos principais da maquiagem de Kristen Dunst em “Maria Antonieta”. 

“O batom combinava com o blush para um visual monocromático. Os olhos tinham sombra marrom discreta, só pra dar profundidade, sem máscara de cílios”, comenta a expert.

 

Michelle Pfeiffer, em Scarface

Tirando os holofotes do delineado, a técnica que brilhou nos olhos de Michele Pfeiffer foi a smokey eye, com cílios destacados e lápis nude na linha d’água. 

“Pele sempre fresh e iluminada, base de cobertura leve, natural e cremosa, blush marcado (estamos falando dos anos 1980, né?), com direito a contorno. Em Scarface, ela ousa com batom vermelho”, diz Brigitte.

 

Rita Hayworth, em Gilda

Com uma pele bem natural, praticamente sem blush, o foco da maquiagem da atriz era nos olhos e nos lábios.

“Suas sobrancelhas eram ruivas (para combinar com os cabelos), finas e arqueadas. Alerta de tendência: para dar o ar extra sexy, os cílios eram mais longos nos cantos externos. A boca, com formato de coração, vinha em vermelho fechado para a maior femme fatale de todos os tempos”, explica a makeup artist.

10 maquiagens icônicas do cinema

Visual de Rita Hayworth no filme Gilda

Cassandra Peterson, em Elvira, a Rainha das Trevas

A personagem criada nos anos 1980 une a maquiagem, o cabelo e até um figurino bastante peculiar para um visual sombrio, porém sensual.  

“O vestido preto inspirado em Mortícia Addams, a peruca volumosa, além da imagem das pin-ups, são coroados por um olhar marcante que vai além do delineado gatinho, unhas compridas quase vampirescas e pretas. Segundo Cassandra, a maquiagem do rosto foi inspirada no teatro japonês kabuki, com cores como vermelho e rosa no rosto bem pálido”, diz a expert.

10 maquiagens icônicas do cinema

Beleza de Cassandra Peterson para a personagem Elvira, a Rainha das Trevas

Quais dessas maquiagens icônicas do cinema te inspiram até hoje? Confira a publicação de Brigitte Calegari na íntegra:

 

10 maquiagens icônicas do cinema

Elementos clássicos das maquiagens que marcaram época no cinema

- Por Letícia Leite