10 maquiagens icônicas do cinema
Do delineado de Audrey Hepburn ao batom vermelho de Marilyn Monroe, inspire-se com essas maquiagens icônicas do cinema
04/08/2022
As estéticas dos filmes lançam tendências e trazem referências que cruzam gerações, e claro que as belezas das atrizes hollywoodianas não ficariam fora dessa, né? Aqui, a nossa expert e makeup artist Brigitte Calegari comenta 10 maquiagens icônicas do cinema, seus elementos e técnicas que marcaram época e nos inspiram até hoje. Vem ver!
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As 10 maquiagens icônicas do cinema
Elizabeth Taylor, em Cleópatra
Apesar do filme ter sido lançado na década de 1960, a maquiagem da personagem tem vários elementos que estão bombando atualmente, como o delineado gráfico e vazado, o glitter e a sombra color block.
“A responsável pelos looks é a própria atriz, porque o maquiador italiano Alberto Rossi adoeceu. Liz tinha estudado as referências e técnicas necessárias e assumiu o makeup. Destaque: o lápis de olho preto é usado nas sobrancelhas e no desenho do delineado para formar as asas. Para finalizar, blush rosado e um batom quase nada”, diz.
Sophia Loren, em Arabesco
Ícone de beleza dos anos 1950 e 1960, a atriz ostentava um delineado marcante que, até hoje, faz sucesso entre celebridades como Lana Del Rey, Adele e Katy Perry.
“Ela mesma era expert no traçado no canto dos olhos, superdramático, geométrico, pesadão mesmo. Seu segredo? Muitas camadas de máscara para cílios para dar toda a atenção que seus grandes olhos verdes merecem. Sophia também usava lápis nude na linha d’água inferior para abrir o olhar (o truque, quem diria, viralizou no TikTok). As sobrancelhas da moda eram arqueadas. Os lábios, volumosos, mas raramente com batom vermelho. A musa preferia batons nude ou rosados com um leve brilho bem no centro dos lábios, para dar ainda mais volume”, comenta a makeup artist.
Natalie Portman, em Cisne Negro
Uma das maquiagens mais dramáticas da história do cinema, tem como marca-registrada a pele matte e pálida, os olhos com nuances de sombras pretas e lábios cor de vinho.
“A make dos olhos ganhava desenhos que cobriam toda a pálpebra superior e ultrapassava todos os limites do côncavo, quase uma máscara, com puxadinho na parte interna dos olhos. Os cílios eram super alongados e volumosos”, afirma Brigitte.
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Mia Farrow, em O Bebê de Rosemary
As sardas que deixara de ser escondidas atualmente, já faziam parte do visual da atriz para o filme que estrelou em 1968.
“Seus cílios inferiores eram cuidadosamente realçados com máscara: essa era a fórmula da maquiagem de Mia Farrow nesse clássico de terror. As maçãs do rosto e os lábios eram naturalmente coradinhos em tons rosados ou coral”, explica a expert.
Marilyn Monroe, em Quanto mais Quente Melhor
Na vida real ou no cinema, a sensualidade era um elemento indispensável nas maquiagens de Marilyn Monroe. Para isso, ela realçava seus olhos e os lábios.
“O responsável pela produção da atriz foi o maquiador e seu amigo pessoal, Allan Snyder. Ele usava vaselina aplicada como primer para dar viço à pele; dois tons de batons vermelho (mais escuro para contorno dos lábios e o mais claro para preenchimento); lápis marrom e preto para os olhos; cílios postiços cortados ao meio e colados apenas nos cantos externos. Sexy!”, diz a makeup artist.
Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo
Maquiagem e filme clássicos? Temos! O delineado tradicional da personagem chamava a atenção para os olhos de Audrey e era equilibrado com uma make mais leve e natural.
“A maquiagem varia de intensidade dependendo da cena, mas a fórmula se mantém: pele perfeita, blush claro, batom cor de boca rosado, sombra quase do tom da pele e sem brilho, delineado nude na linha d’água dos olhos. Destaque: as cenas noturnas ganharam olhos com um suave esfumado nos cantos externos”, comenta Brigitte.
Kirsten Dunst, em Maria Antonieta
Pele alva, blush forte e bem marcado, esses são os elementos principais da maquiagem de Kristen Dunst em “Maria Antonieta”.
“O batom combinava com o blush para um visual monocromático. Os olhos tinham sombra marrom discreta, só pra dar profundidade, sem máscara de cílios”, comenta a expert.
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Michelle Pfeiffer, em Scarface
Tirando os holofotes do delineado, a técnica que brilhou nos olhos de Michele Pfeiffer foi a smokey eye, com cílios destacados e lápis nude na linha d’água.
“Pele sempre fresh e iluminada, base de cobertura leve, natural e cremosa, blush marcado (estamos falando dos anos 1980, né?), com direito a contorno. Em Scarface, ela ousa com batom vermelho”, diz Brigitte.
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Rita Hayworth, em Gilda
Com uma pele bem natural, praticamente sem blush, o foco da maquiagem da atriz era nos olhos e nos lábios.
“Suas sobrancelhas eram ruivas (para combinar com os cabelos), finas e arqueadas. Alerta de tendência: para dar o ar extra sexy, os cílios eram mais longos nos cantos externos. A boca, com formato de coração, vinha em vermelho fechado para a maior femme fatale de todos os tempos”, explica a makeup artist.
Cassandra Peterson, em Elvira, a Rainha das Trevas
A personagem criada nos anos 1980 une a maquiagem, o cabelo e até um figurino bastante peculiar para um visual sombrio, porém sensual.
“O vestido preto inspirado em Mortícia Addams, a peruca volumosa, além da imagem das pin-ups, são coroados por um olhar marcante que vai além do delineado gatinho, unhas compridas quase vampirescas e pretas. Segundo Cassandra, a maquiagem do rosto foi inspirada no teatro japonês kabuki, com cores como vermelho e rosa no rosto bem pálido”, diz a expert.
Quais dessas maquiagens icônicas do cinema te inspiram até hoje? Confira a publicação de Brigitte Calegari na íntegra:
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