10 perguntas sobre finalizadores

É o fim! Do drama da vida privada de perder um tempão fazendo o styling do cabelo e ele só durar meia hora. Hoje você vai descobrir os superpoderes dos finalizadores e sair por aí sem medo de ser feliz!

Compartilhar:

Qual a melhor maneira de finalizar um penteado?

Um spray fixador de brilho é a melhor pedida para dar um acabamento fino e natural ao penteado. Ele elimina o frizz e fixa a forma do cabelo. Para não deixar aquelas mechas com aspecto duro ou molhado, borrife o fixador a 20 cm de distância, em todo o cabelo. É ideal para penteados como coques, tranças e rabos de cavalo.

Posso repassar o finalizador durante o dia? De que forma?

Sim. O ideal é usar um creme para pentear de textura fina. Basta passar um pouquinho que ele reativa os produtos que já foram passados anteriormente.

Como usar o creme para pentear sem que ele pese demais no cabelo?

Aplique o equivalente a uma moeda de creme apenas no comprimento do cabelo (do meio às pontas), distribuindo bem. Com a mão quase limpa, passe próximo à raiz. Se você carregar a raiz de produto, ele vai ficar oleoso e pesar.

Antes de modelar o cabelo crespo, o que devo passar?

Modeladores em creme ou gel líquido para definição de cachos. Depois, você pode secar com difusor. Normalmente os ativadores de cachos hidratam mais que os modeladores e o gel, e não têm poder de fixação para manter a forma. O ativadores ajudam a dar volume e o formato encaracolado, mas nem tanto a modelar e manter as curvas dos fios.

Quando devo usar a mousse fixadora?

A mousse serve para dar corpo aos fios, fixando-os com mais volume. Mas não é aconselhada para quem tem pouco cabelo, pois pode ficar com aspecto oleoso. Quem tem cabelo muito liso e fino, com corte desfiado, pode usar a mousse modeladora nas pontas para acentuar o efeito desfiado. Ela também é boa para definir os cachos e, nesse caso, deve ser aplicada nas pontas enquanto o cabelo é amassado.

E a pomada, quando é usada?

A pomada texturiza e dá o efeito de separação das mechas, ou de mechas marcadas. Ela é indicada para a desconstrução daquela estética perfeita e certinha de antigamente, criando um look mais casual. E também tira os arrepiadinhos. Mas não é recomendada para quem gosta de cabelo com aquele ar “esvoaçante”.

O que é o sérum? Em que casos deve ser aplicado?

O sérum trata, dá brilho e pode ser usado em todos os tipos de cabelo. Também sela os fios, protegendo-os contra agentes externos, como poluição e sujeira. Ele é aplicado após a escova, no cabelo seco.

E o spray, como deve ser aplicado?

O spray fixador dá maior durabilidade ao penteado, e se bem usado, com cautela, não fica com cara de penteado muito “montado” (a 20 cm do cabelo, de forma homogênea e sem exagerar, para que o efeito fique natural, e não com aquela cara de laquê). Em casa, usa-se em geral spray de fixação suave ou média, enquanto os profissionais optam pelo de fixação forte.

Para que serve a cera finalizadora? Quando devo usá-la?

A cera é parecida com a pomada, mas tem mais brilho. Ela é usada para dar estilo ao cabelo, modelando-o, definindo as mechas e também tira os famosos arrepiadinhos pós-escova. Tanto a cera quanto a pomada, se usadas demais ou de forma errada, podem deixar o cabelo com aspecto oleoso. Coloque uma pequena quantidade nas palmas das mãos, esfregue-as e então aplique o produto, distribuindo bem pelo cabelo.

Posso usar mais de um finalizador de uma só vez?

Sim, use quantos forem necessários. Você pode tranquilamente usar um para brilho e outro para fixação, por exemplo. Os finalizadores mais modernos possuem ingredientes de baixo peso molecular, que não deixam os fios pesados, não havendo problema em usá-los simultaneamente.

- Por Julio Crepaldi