4 cuidados com as unhas no verão
A estação é sinônimo de praia, piscina, sal, sol, calor, cloro... e unhas descascadas e fracas? Nem pensar. Aprenda a reverter a situação.
26/01/2018
Não é só porque você vai tirar alguns dias de merecido descanso que suas mãos precisam ficar abandonadas. Verdade que as delícias de verão – sol, mar, praia e piscina – são um atentado à esmaltação recém-feita. Mas com alguns cuidados especiais, tudo pode ficar bem.
1. Toda nua
É muito importante remover o esmalte um dia antes de fazer as unhas, ou seis dias depois de esmaltá-las, para que elas respirem. “Deixar esmalte velho nelas pode causar manchas e ressecamento”, diz Gi Camargo. Não sabe bem qual removedor usar? Nós explicamos aqui.
2. Hidrate sempre
Unha também precisa de tratamento, sim! E para o mais básico deles, a hidratação, vale creme, sérum ou até óleo. E aproveite para passar o produto também nas cutículas (que não devem ser totalmente tiradas). Manter essa proteção natural em bom estado garante unhas bonitas e saudáveis sempre.
3. Proteja com carinho
Pode não ser lá muito prático, mas use luvas para lavar louça, pois o detergente acaba com as unhas. Além disso, invista em bases fortificantes para evitar que a unha quebre. “Mesmo que não vá esmaltar as unhas, aplique a base fortificante. Assim, elas ficam fortalecidas enquanto estiver na viagem”, aconselha Gi.
4. Kit de emergência
Para qualquer eventualidade, é bom ter no nécessaire de viagem lixa (e cada tipo de lixa deve ser usado de uma forma, alicate, removedor e extrabrilho. Assim, se surgir uma lasquinha, você conserta antes que ela tome a unha toda. Manter o comprimento médio com o alicate evita que ela cresça demais ou fique torta ou desigual, caso quebre. Vale, inclusive, definir um formato ideal para você, para que suas mãos fiquem lindas por mais tempo. E o extrabrilho faz a cor do esmalte ressurgir depois de alguns dias passando protetor solar. “Finalmente, lave sempre as mãos com água doce para não deixar que a areia grude no seu esmalte e cause aquele efeito fosco”, diz Gi.