Skincare de inverno: como cuidar da pele nos dias frios
Saiba quais são as etapas essenciais para o skincare de inverno e mantenha sua pele saudável nas baixas temperaturas!
20/06/2023
Na temporada mais fria do ano bate aquela preguiça de seguir uma rotina de cuidados com a pele, não é mesmo? Mas, manter o seu skincare de inverno é muito importante para evitar algumas condições comuns nessa época, como o ressecamento da pele e até dermatites. A seguir, quem explica como cuidar da pele nos dias frios é a expert e dermatologista Thais Pepe. Confira:
Veja Mais
Etapas essenciais no skincare de inverno
Antes de tudo: cuidado com a água quente
Durante o inverno nosso corpo pede por um chuveiro quentinho, mas a dermatologista recomenda banhos curtos e que a temperatura da água esteja morna, tudo isso para não agredir a sua pele. E tem mais: prefira sabonetes líquidos e hidratantes, com fórmulas mais suaves.
Reforce a hidratação da pele
Pele limpa, é hora da etapa mais importante no skincare de inverno: a hidratação. Na hora de escolher o seu hidratante, procure por produtos que tenham ureia e ácido hialurônico de alto e baixo peso molecular associados em suas composições. “Eles são indicados para estimular a produção de hidratação natural em todas as camadas da pele”, comenta a dermatologista.
Já em relação aos cremes reparadores, a médica diz que eles são fundamentais e podem ser usados à noite para tratar os efeitos da poluição na pele. “São substâncias antioxidantes com capacidade de reparo celular e que atuam contra os radicais livres”, comenta Dra. Thais.
Para quem quer turbinar a hidratação da pele, a recomendação da dermatologista são os óleos corporais ou de banho, que podem ser aplicados embaixo do chuveiro, facilitando a rotina.
Além disso, não esqueça de hidratar os lábios, pés e as mãos. “Estas últimas duas áreas do corpo são as que mais sofrem no inverno”, afirma a expert. As mãos vivem expostas – e por isso precisam de produtos umectantes e com protetor solar – e os pés, mesmo escondidos em sapatos fechados e botas, precisam de hidratação.
Não esqueça do protetor solar no skincare de inverno!
Não é porque o sol não saiu que você deve pular o uso do protetor solar, ok? Ele deve ser aplicado diariamente, inclusive quando estamos em casa.
“A radiação ultravioleta, também no outono e inverno, provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, acelerando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além das manchas”, explica a dermatologista.
A orientação é reaplicar o fotoprotetor a cada quatro horas em ambientes fechados e a cada duas horas quando estiver ao ar livre.