5 aprendizados nos cuidados com cabelos crespos
Curvatura fechada, hidratação em dia e desembaraço delicado? Contamos o que aprendemos sobre cuidados com cabelos crespos neste post.
28/07/2022
Finos e de curvatura mais apertada, os cuidados com cabelos crespos no dia a dia são específicos, mas te garantimos: o resultado é incrível! Conversamos com o consultor de Stephen Knoll, Marcio Freoli, para entender mais sobre essa curvatura e quais produtos podem trazer a melhor versão dele. Vamos lá?
Veja Mais
Por que o cabelo nasce liso, cacheado ou crespo?
Basicamente, genética e a queratina. Isso porque é o material genético que determina a disposição de queratina – proteína responsável por dar forma ao fio – no córtex do cabelo. Nas curvaturas lisas, por exemplo, a distribuição é mais regular. Já nos cabelos crespos, é mais irregular e dá características mais delicadas, como um pouco mais fragilidade e sensibilidade.
Diferenças entre cabelos cacheados e crespos
Primeiro: eles são diferentes! Apesar de serem confundidos, os cabelos crespos e os cacheados são distintos, viu? Por isso os cuidados com cabelos crespos são tão essenciais. “Os cabelos crespos têm a cutícula mais aberta e solta nas pontas, sendo mais difíceis de pentear e sujeitos à formação de nós. Além disso, os fios são sensíveis aos fatores climáticos, como sol e umidade. Por isso, manter a saúde e a hidratação dos cabelos crespos é extremamente importante”, explica Marcio Freoli.
Entendendo as curvaturas do cabelo crespo
Para descobrir se seu cabelo é cacheado ou crespo, é essencial identificar as curvaturas, que podem ir de 1 a 4 – do mais liso ao mais crespo – e se subdividirem em A ao C – que mostra o padrão de curva.
Tipos de cabelos crespos
Os fios crespos são parte do tipo 4 e são os com cachos mais apertados, desde a raiz. Naturalmente mais frágeis e sensíveis, possuem textura fina, cutícula com espessura irregular e sujeita a quebras. Também podem ser mais opacos e ter tendência ao ressecamento.
- 4A: os cachos são densos e aparecem em forma de S, mais ou menos na mesma circunferência de uma agulha de crochê;
- 4B: os fios seguem as curvas como as da letra Z e são menos definidos que o tipo 4A;
- 4C: com maior tendência ao encolhimento, o 4C tem um padrão de ziguezague apertado e muito difícil de ver a olho nu. Pela curvatura, ele tende a crescer para cima.
5 aprendizados nos cuidados com cabelos crespos
Papel e caneta na mão? Hora de anotar os passos que vão trazer a melhor versão dos seus fios à tona!
Corte constante
O corte periódico, a cada três meses, auxilia na manutenção dos cachos e do volume, retira as pontas ressecadas e mantém os cabelos sempre modelados. “Ele deve ser feito com os fios secos e pode-se priorizar os que valorizem o formato do cabelo, como o triangular, que ressalta o volume das pontas.”
Atenção à lavagem!
Existem diferentes tipos de lavagem e é preciso saber qual o resultado desejado no final! A lavagem tradicional – com shampoo e condicionador – no-poo – técnica sem o uso do shampoo e que realiza o co-wash, procedimento somente com condicionadores – e o low-poo, técnica com shampoos especiais, de pouca espuma. “A recomendação é sempre escolher produtos de qualidade e intercalar os tipos de lavagem”, recomenda o consultor.
Cuidado com a temperatura
A temperatura da água também é muito importante: água quente resseca os fios, então a água fria ou morna é ideal aqui. A massagem do couro cabeludo durante a lavagem é outro conselho do especialista: além de garantir a limpeza profunda, estimula a produção do sebo, mantendo uma oleosidade saudável nos fios e auxiliando na modelagem.
A lavagem diária também não é recomendada para os cabelos crespos, já que tende a ressecá-los. Mas, caso você não possa (ou queira) deixar de lavar as madeixas diariamente, pode alternar a lavagem. “Quando não for lavar os cabelos, use uma touca plástica, para evitar a exposição dos fios à umidade, que gera mais frizz”, ressalta Freoli.
Hidratar é preciso!
Cabelos crespos precisam de hidratação constante e é possível fazer esse passo do cronograma capilar em casa, semanalmente. “O único cuidado aqui é escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo, pois existem produtos específicos para cacheados e lisos. Com o produto certo, o resultado é garantido”, explica o consultor.
Finalização é tudo
A finalização é a parte mais importante do processo, porque é ela que vai garantir o penteado e o volume. “Você deve utilizar os produtos corretos para cada finalidade: para o controle do frizz, um leave-in líquido é o produto mais indicado. Já para modelar os cachos e/ou um penteado, use cremes modeladores”, orienta Marcio.
O cuidado ao pentear os cabelos crespos também é decisivo para o resultado final. Evite penteá-los a seco, pois pode causar quebra e nós, O ideal é desembaraçar cuidadosamente, durante a lavagem, enquanto eles ainda estão molhados, ou depois de seco, com a ajuda de um pente garfo rente à raiz.