7 erros da pele perfeita
Precisa mesmo limpar o rosto todo dia? E passar filtro solar? Espinha é coisa de adolescente? Nossa expert responde!
17/08/2017
Na hora de cuidar da pele, é preciso tomar cuidado e saber exatamente o que prejudica e o que ajuda a manter a saúde do seu corpo em dia. Pensando nisso, conversamos com uma especialista e desmitificamos alguns conceitos que você até achava que eram certos… Só que não!
Veja Mais
Preciso de muitos produtos para ter uma pele saudável.
“Para o rosto, precisamos pelo menos de um sabonete (específico para o seu tipo de pele) e de protetor solar!”, fala a dermatologista Cláudia Magalhães. Melhor ainda se você incluir hidratação. “Para o corpo, de um sabonete e de um hidratante.”
Beber água hidrata a pele.
“Não, mas minimiza bastante o problema. Precisamos tomar pelo menos dois litros, todos os dias”, diz Cláudia. Porém, não dá para dispensar o uso de um hidratante adequado ao seu tipo de pele, mesmo que ela seja oleosa.
Limpar bem é o segredo da pele bonita.
“Com bom senso. Devemos manter a limpeza da nossa pele, sim, mas sem excessos! O exagero vai levar à diminuição das “bactérias do bem” – aquelas que vivem em harmonia com o nosso organismo, fazem parte da nossa flora bacteriana normal, que funciona como uma barreira natural contra as agressões externas”, alerta a expert. O desequilíbrio pode levar a alergias, dermatites…
Melhor não usar ácido retinóico, porque ele pode irritar a pele.
“Verdade que nunca se deve usá-lo sem a orientação do dermatologista, sob o risco de ter irritações ou até alergia”, alerta a expert. Mas, de fato, ele é um poderoso rejuvenescedor, combatendo até a acne. Deve ser usado durante a noite e, de dia, trate de aplicar filtro solar.
Só adolescentes têm acne.
Não! “Muitas mulheres adultas sofrem com esse problema também, às vezes por causa de alguma alteração hormonal. É preciso investigar.”
Preciso passar protetor solar só quando estou exposta ao sol.
De novo, não. “A indicação correta de uso dos protetores solares é diariamente, de janeiro a janeiro, mesmo em dias nublados.” As nuvens bloqueiam apenas 20% dos raios UV – os 80% restantes atingem a pele causando envelhecimento precoce, manchas e até câncer de pele.
Só com o filtro solar, estou protegida!
“Não, é preciso também de roupas (em especial aquelas feitas com tecidos com proteção UV), chapéu, óculos, e até o uso de cápsulas de Polipodium leucotomos, que funcionam como um fotoprotetor sistêmico – de dentro para fora!” Tem mais: 90% do envelhecimento precoce da pele é causado pela combinação da poluição e raios solares, segundo a fundação The Skin Cancer Foundation. A poluição esgota as defesas antioxidantes da pele e a deixa à mercê de danos causados por radicais livres. Por isso, é importante usar um antioxidante, para diminuir a aparência de rugas além de estimular a elasticidade e firmeza da pele.