A importância de desenvolver sua marca pessoal
Olhar para si mesmo estrategicamente e fazer gestão da sua marca pessoal é fundamental para um profissional da beleza. Aqui, entenda por onde começar
04/08/2023
Hoje em dia, para construir uma carreira de sucesso e se consolidar no mercado, o profissional de beleza precisa de muito mais do que apenas conhecimentos técnicos. Ser bom no que faz é muito importante, mas conseguir passar e entregar isso para o mercado, é essencial. A forma como você é visto é seu cartão de visitas.
Aqui, reunimos os ensinamentos de Adelaide Paiva e Barbara Rabelo, do Hair Boss, a primeira comunidade de negócios e tendências para profissionais cabeleireiros, sobre a importância de criar sua marca pessoal e dialogar com seu público para crescer profissionalmente.
Veja Mais
A importância do seu posicionamento
Segundo Adelaide e Barbara, só é possível expor todo o seu potencial como profissional de beleza trabalhando seu marketing pessoal e o primeiro passo para isso é se enxergar como uma marca. Como cabeleireiro, maquiador ou esteticista, você é a sua própria empresa e precisa olhar para si de maneira estratégica para conseguir levar sua mensagem para o mundo, comunicar melhor quem você é e aquilo que você pode oferecer.
Fazer uma boa gestão da sua marca pessoal consiste também em fazer escolhas conscientes sobre como você quer e vai se mostrar para o mundo, com o objetivo de se destacar e criar uma boa percepção sobre você. Encontrar seu posicionamento irá diferenciá-lo dos outros e ganhar a confiança dos seus clientes.
Como começar a gestão da sua marca pessoal
O primeiro passo é fazer uma autoanálise. “É muito importante pensar onde você quer chegar e onde você está. A partir daí, você consegue ter uma visão melhor do que precisará ajustar no caminho para conseguir chegar nos seus objetivos”, explica Barbara.
Então, reflita: quem você acha que você é e como você imagina que as pessoas te veem? Fazer a gestão da sua marca pessoal vai ajudar a eliminar ruídos e evitar que você passe uma imagem que não quer passar. “Posicionamento é o espaço que você ocupa na cabeça das pessoas e, por isso, ele está diretamente ligado ao processo de gestão de marca pessoal”, diz Adelaide.
Outro passo importante é pensar que, se há alguém falando sobre você nesse momento, com que palavra ela está te descrevendo? Você se identifica? É essa a imagem que quer passar? Tudo isso pode ser ajustado com uma boa gestão de carreira. Ao pensar em si como uma marca e trabalhar assim, sua imagem refletirá aquilo que você está planejando. Lembrando que tudo em nós comunica, até o que não falamos.
Depois de fazer esse trabalho de autoconhecimento, existem vários facilitadores para levar sua imagem aos seus clientes e nós abordaremos todos esses temas nas próximas matérias com HairBoss.
Para aprender mais com Adelaide e Barbara, inscreva-se na nossa masterclass gratuita “Como construir uma carreira PRO de sucesso?” no nosso canal do YouTube. A aula será transmitida ao vivo no dia 14 de agosto às 19h.