A relação da brasileira com os cabelos refletida na SPFW 56

Receitas caseiras, técnicas para cachos, escovas diferentonas: a relação da brasileira com os cabelos é próxima e os desfiles da SPFW 56 refletiram isso

Compartilhar:

Seja vendo no dia a dia, vendo em amigos e família as mudanças de cores e procedimentos ao longo dos anos; no boom de linhas e marcas voltadas para os cachos; nos salões, com pessoas optando pela transição capilar, ou em dados – como mostram pesquisas – o fato é: a relação da brasileira com os cabelos sempre foi extremamente próxima. 

Na SPFW, o maior evento de moda e beleza da América Latina, essa intimidade não poderia deixar de ganhar espaço na passarela e nas marcas presentes no evento – com as de cuidados capilares, da escovação à finalização super presentes. Conversamos com o beauty artist, Helder Rodrigues, responsável pela beleza de seis desfiles da edição, e Rogério Sartini, Diretor Criativo de Tangle Teezer no Brasil, para entender como essa proximidade se traduziu nas belezas da edição.

A relação da brasileira com os cabelos refletida na SPFW 56

Helder conta que, para ele, a familiaridade com os cabelos vem desde a infância, um período em que o acesso a produtos para cada tipo de curvatura, ainda não era tão grande. “Essa relação nasce entre a gente – eu, desde pequeno, acompanhei minhas tias e avós arrumando os cabelos, e mesmo 30 anos atrás já faziam procedimentos naturais, com babosa e mel, por exemplo”. 

Para traduzir isso para uma linguagem de passarela, o beauty artist traz o  melhor das particularidades de cada um dos fios. “Eu respeito, e sigo respeitando, a individualidade e a textura natural de cada cabelo. Vemos cada vez mais cortes potentes, a liberação dos cachos e também a maneira como você escolheu ser – não existe uma regra”. 

Ele ainda complementa que ter o auxílio de escovas diferentes para cada curvatura e penteado, ajudou a aplicar diferentes técnicas nos penteados desfilados. “Tangle Teezer traz uma escova específica para cada cabelo: eu consegui fazer crespos, consegui trazer fitagem com escovas, efeitos polidos, efeitos molhados, definição de cacho, sempre sendo feliz com o seu cabelo. É esse o segredo”.

Rogério complementa a visão de Helder e traz que, mesmo sendo uma marca estrangeira – Tangle Teezer nasceu no Reino Unido – as escovas voltadas para cada uma das necessidades nacionais, é o que faz da marca funcionar tão bem aqui. “O Brasil tem a miscigenação e é essa loucura fantástica de curvaturas e texturas, que temos de norte a sul. E a Tangle Teezer me ajudou a passar para o público brasileiro, junto com médicos, as nossas escovas que entendem as particularidades, desde uma fibra fina e fragilizada, até uma textura crespa. É fantástico!”.

Sempre de olho nas tendências, o Diretor Criativo conta que a sua escolha de Tangle Teezer tem tudo a ver com o cruzamento entre skincare e scalpcare – a intersecção dos cuidados da pele, com os cuidados com o cabelo. “A minha Tangle Teezer favorita é a Scalp Exfoliator. Ela é o primeiro passo de um cabelo saudável, porque ela faz a massagem do couro cabeludo – desde o homem que tem a calvície, até a mulher que percebe um afinamento, por conta da idade”, conta. 

- Por Isabelle Guedes