Cílios: 3 dicas para eles não caírem
Na hora da selfie, os cílios fazem toda a diferença, principalmente se estiverem cheios. Mas se você não cuidar bem deles, vai acabar prejudicando seu olhar!
03/08/2017
Nem só de máscara se fazem cílios maravilha. Também é preciso limpar, tratar, hidratar. Vem ver jeitos de sacudir a make da área e ainda manter seus fios firmes e fortes, longe da queda.
Veja Mais
Estilo boneca
Geralmente, a gente só aplica máscara nos cílios superiores. Mas que tal mudar de perspectiva? “Dá para turbiná-los com delineador, máscara, postiços…”, fala o maquiador Kaká Moraes. Se quiser copiar o estilo da última temporada internacional de desfiles, corte cílios postiços em pequenos tufos e cole na raiz dos fios inferiores.
Turbine os cílios inferiores
Outra opção é usar delineador líquido para dar a impressão de cílios espessos e generosos, na raiz inferior dos cílios. “E depois, caprichar muito na máscara de volume”, aconselha Kaká.
Mulher aranha
Mais uma alternativa para mudar o look dos olhos com ênfase total nos cílios: “Segure a escova da máscara na vertical e aplique nos cílios superiores e inferiores até que eles fiquem com aquele aspecto de spider-lashes”, ensina Kaká. Funciona ainda melhor aplicadores esféricos!
Xô, sujeira
A higiene da região dos olhos é muito importante para o crescimento saudável dos cílios. “O acúmulo de impurezas pode causar inflamação nas pálpebras, normalmente no local onde crescem os fios”, fala a extensionista de cílios da Mylash, Carina Arruda. É importante usar de loções próprias para região.
Cílios também têm caspa
A pele oleosa e os olhos ressecados podem gerar coceira, vermelhidão e formação de crostas ou descamação na região dos olhos. Esses sintomas evoluem com práticas comuns no inverno, como exposição ao vento e água quente. “Um dos fatores que contribuem para a contaminação e propagação de bactérias ou fungos no local é o uso excessivo de cosméticos, como cremes e maquiagens com substâncias e/ou conservantes que irritam a pele”, alerta Carina. É importante que você procure um dermatologista que indicará o melhor tratamento para o seu caso.
Queda livre
É normal que os cílios se renovem naturalmente, mas um quadro de queda constante pode indicar carência nutricional, alergias ou excesso de maquiagem. “Usar máscaras, delineadores, lápis e sombras em excesso — e não removê-los corretamente pode ser um dos causadores do problema”, diz Carina. Retire toda a maquiagem antes de dormir com um demaquilante próprio para a região. “Faça movimentos de cima para baixo como se estivesse penteando os cílios, isso ajudará a remover a máscara”, ensina Carina. Você também precisa ficar alerta com a validade dos produtos: make vencida pode provocar alergias!
Tratar nunca é demais
Assim como a pele, os cílios também precisam de cuidados especiais, principalmente no inverno, com a queda da temperatura. “Para evitar fios secos e afinados, invista em cremes específicos à base de vitamina B5. Aplique o produto rente ao cílio, duas ou três vezes por semana, com o auxílio de um cotonete”, finaliza ela.