Como combinar ativos na rotina de skincare de cada pele
Entenda como como combinar ativos na rotina de skincare, para tirar o melhor proveito para a saúde da sua pele
15/03/2023
Se deparar com uma infinidade de fórmulas pode causar confusão ao entender o que funciona ou não para cada tipo de pele. A dermatologista Valéria Marcondes ensina como combinar ativos dentro de cada rotina de skincare, para tirar o melhor proveito possível das substâncias que fazem sentido para sua pele.
Veja Mais
Como combinar ativos na rotina de skincare de cada pele
Pele oleosa
Segundo a SBD, a pele oleosa é aquela que produz oleosidade em maior quantidade. Seja por hormônios, estresse ou até a alimentação, acne e cravos são uma realidade para este tipo de pele.
Para a pele oleosa, o ácido salicílico é um aliado. “Ele diminui a hiperqueratinização, atua no controle das glândulas sebáceas, diminui a proliferação de bactérias e o processo inflamatório local”, conta a dermatologista, Valéria Marcondes.
Associe o ácido salicílico a estes ativos:
- Zinco;
- Ácido hialurônico;
Pele mista
Já a pele mista, é um dos tipos mais frequentes no Brasil. Às vezes confundida com a oleosa, ela traz mais oleosidade na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar até acne nessa área do rosto, e secura nas bochechas.
Para este tipo de pele, valem cuidados similares aos da pele oleosa, mas com ácidos mais suaves, como o glicólico, e uma atenção extra à hidratação das bochechas, para evitar a sensação de repuxamento, especialmente na etapa da limpeza. “Geralmente utilizado de 5% a 10% nos cosméticos, é estudado em combinação com outros ativos”, complementa a médica.
Associe o ácido glicólico a estes ativos:
- Ácido hialurônico;
- Ácido salicílico;
Pele seca
A SBD conta que o que caracteriza a pele seca é a tendência às pelinhas de descamamento, vermelhidão e aparecimento de pequenas rachaduras.
Valéria conta que o ácido hialurônico, além da hidratação, tem o efeito preenchedor, justamente pela conservação das moléculas de água na pele. “Como o significado do ácido hialurônico na retenção de água na derme veio à luz, o ácido hialurônico tópico, tornou-se um cosmético no seu próprio direito, aumentando a retenção de água da derme”.
Associe o ácido hialurônico a estes ativos:
- Glicerina;
- Vitamina E;
- Vitamina B5;
Pele equilibrada
Já a pele equilibrada, normalmente apresenta poros menores e quase invisíveis, com uma textura mais uniforme e produção de óleo sem excesso.
Nela, uma rotina básica de cuidados, com limpeza, hidratante e protetor, é suficiente para manter a saúde em dia. Ativos antioxidantes, como a Vitamina C, também podem entrar nos cuidados a longo prazo.