Como escolher o protetor solar com cor para pele madura

O protetor solar com cor para pele madura pede algumas características específicas, como FPS alto e função antioxidante

Compartilhar:

Com questões bastantes próprias, como manchinhas, linhas e flacidez, a pele madura precisa – e muito! – da proteção solar. Mas, diferente de uma pele mais jovem, que pode optar por texturas menos oleosas e mais sequinhas, a pele depois dos 25 anos precisa de uma atenção extra na retenção de água. Confira o que a dermatologista Mônica Aribi tem a dizer sobre a escolha do protetor solar com cor para pele madura.

Como escolher o protetor solar com cor para pele madura

Como já contamos, a pele madura tem algumas características que vêm do processo de envelhecimento natural: ela está mais sujeita a melasmas, perda de elasticidade, rugas e desidratação. Por isso, a escolha do protetor solar com cor para pele madura, deve levar em conta alguns pontos importantes como, não acumular o pigmento nas linhas ou fórmulas que, além da proteção, também tratem.

Segundo a dermatologista, a busca pelo filtro solar, neste caso, começa pela escolha do fator de proteção. “A pele madura pode buscar filtros solares sempre com FPS maior que UVB 50 e UVA 35”. Em seguida, atente-se aos ativos. As recomendações da especialista são:

  • Vitamina C
  • Ácido hialurônico 
  • Vitamina E
  • Niacinamida 

FPS e protetor solar com cor 

FPS e o tom do seu filtro solar andam lado a lado, por uma lógica simples: quanto mais claro o fototipo da pele, maior o fator de proteção recomendado – e isso vale para todas as idades. “O FPS dos filtros quer dizer, quanto tempo a mais sua pele aguentaria ficar exposta ao sol, sem causar o mínimo de vermelhidão. Por isso, as peles claras precisam de um FPS ainda maior”.

Quando a exposição é grande, o mínimo de fator de proteção – para evitar queimaduras ou ardência, inclusive nos fototipos escuros – é o 30. Já que, como explicou a médica, isso significa que a pele vai estar até 30x mais protegida, do que estaria sem o produto. Vale lembrar aqui que, o protetor solar deve ser reaplicado, certo?

Onde aplicar o protetor solar com cor

Rosto

A resposta mais óbvia, mas não custa reforçar. O filtro solar é sempre o último passo da sua rotina de skincare, já que é ele quem vai criar a camada de proteção da pele. A quantidade também importa, para máxima proteção – use a medida de três dedos da mão – e reaplique a cada duas horas.

Colo e mãos

Muitas vezes esquecidas em matéria de proteção solar, as regiões do pescoço, colo e mãos também merecem sua atenção. Dra. Mônica explica o raciocínio: essas áreas têm uma importância até maior que as outras por não serem fisiologicamente muito lubrificadas, já que existe uma diminuição de glândulas sebáceas nessas regiões. São, portanto, muito suscetíveis à luz solar”.

- Por Isabelle Guedes