Como evitar pelos encravados
Gentileza e esfoliação: uma dermatologista conta como prevenir, cuidar e evitar pelos encravados, para uma depilação gentil
11/01/2024
Genética, calças apertadas e até o seu tipo de hidratante: evitar pelos encravados pode ser uma tarefa chata e difícil, já que a pele é um órgão bem delicado. Conversamos com uma dermatologista para entender quais cuidados o processo existe e como cuidar para evitar as bolinhas do encravamento.
Veja Mais
De onde vêm os pelos encravados?
Nada mais nada menos que uma foliculite, o pelo encravado é aquele que você já deve ter visto em algum momento: similar a uma espinha, ele cresce internamente, formando bolinhas vermelhas, com ou sem pus, e que podem doer.
De acordo com a SBD, a genética pode ter uma parte nisso, já que algumas pessoas nascem com pelos curvados e com tendência a encravar, mas o método de depilação, calças apertadas e até hidratantes mais gordurosos, podem aumentar a propensão. Mas dá para cuidar da pele da região e minimizar os pelos encravados? Dá sim!
Como evitar pelos encravados
Esfoliação
Uma das formas de evitar os encravados é preparando bem a pele antes da depilação, de acordo com a dermatologista Thais Pepe. No entanto, evite a bucha e prefira esfoliantes específicos para a pele: a esponja pode agredir a pele e as fissurinhas da depilação, podem permitir a entrada de bactérias.
Limpeza e hidratação
Antes da depilação, é bacana procurar limpar a região, para evitar que bactérias oportunistas se alojem nos poros. Depois do processo, procure hidratar e acalmar a pele, com um hidratante pouco oleoso e água termal. Mais dois pontos de atenção: no pós imediato, procure usar roupas mais largas, para evitar o atrito, e, claro, se seu método de escolha for a lâmina, trocar sempre, para evitar dar chance para qualquer contaminação.
Proteção solar
Se já é tarde demais para a preparação e os pelos encravados apareceram, evite a exposição direta ao sol. Os pontos inflamados podem causar manchas e a umidade, decorrente do suor, podem fazer com que a inflamação aumente. Por isso, se você opta por se depilar, procure fazê-lo pelo menos 48 horas antes de ir à praia ou à piscina. E, ainda sim, proteção sempre!