Como fidelizar clientes no mercado de beleza

Adelaide Paiva e Barbara Rabelo, do HairBoss, dão dicas essenciais de atendimento para conseguir fidelizar clientes

Todo profissional da beleza sabe que pode ser difícil começar a ter um bom número de clientes. Porém, mais difícil do que isso, é conseguir fidelizar clientes para que eles queiram voltar e recomendar seus serviços.

Cativar é um desafio, mas, com ajuda de Adelaide Paiva e Barbara Rabelo, do Hair Boss, a primeira comunidade de negócios e tendências para profissionais cabeleireiros, reunimos dicas essenciais para encantar seus clientes no pré, durante e pós-atendimento.

“Não basta ter um trabalho bonito, é preciso ter um trabalho personalizado”, explica Barbara. Por isso, é extremamente necessário criar um ambiente onde cada cliente se sinta ouvido e confortável. E isso tudo começa antes do atendimento.

Antes do atendimento

Hoje em dia, temos ferramentas muito poderosas nas nossas mãos: as redes sociais. É muito importante que você use seu perfil como um portfólio para seu trabalho se quiser que mais pessoas cheguem até você. Pense em si mesmo como uma marca. Assim, o cliente vai se identificar com você e com seu trabalho e desejar ir até o salão.

Outro ponto essencial nas redes sociais, é deixar as informações muito visíveis para quem chegar no seu perfil. Não tem nada mais chato do que gostar de um produto e não descobrir onde você pode comprar, né? Com um profissional da beleza, é a mesma coisa. Deixe seu contato na bio com link direto para WhatsApp e, nos destaques, deixe salvas todas as informações necessárias para agendamento. 

Já no WhatsApp, aproveite todos os recursos da conta Business, como o catálogo com preços, para criar um primeiro contato facilitado. Assim, as chances de perder clientes é bem menor.

Durante o atendimento

Transformar o atendimento em uma fase do encantamento é muito importante para fidelizar clientes. É nesse momento que eles vão entender qual seu diferencial e porque vale a pena continuar com você e não com outros profissionais. “Faça sempre uma consulta antes de começar o procedimento. Ouça muito, faça muitas perguntas para ter certeza de que você entendeu o que o cliente busca e também para que ela se sinta segura”, explica Barbara.

É comum que os procedimentos de beleza demorem um pouco, então, torne o ambiente o mais agradável possível. As meninas do Hair Boss dão as dicas: preste atenção no cheiro, luz e organização do local de atendimento, ofereça chás, café, água e algo para comer, sempre tenha certeza de que o cliente está em uma posição confortável e opte por músicas calmas e em volume mais baixo.

Pós-atendimento

Nunca deixe uma cliente sair insatisfeita, mesmo que, para isso, você precise conversar e refazer várias vezes alguma parte do seu trabalho. Demonstre cuidado, explique como ela deve fazer a manutenção em casa e tire todas as suas dúvidas.

Depois que ela for embora, entre em contato para um feedback, indique produtos para reproduzir o resultado em casa e dê dicas. Caso surjam promoções ou esteja perto da manutenção do serviço, também envie uma mensagem relembrando. Assim, criando simpatia, será ainda mais fácil fidelizar essa cliente.

Para aprender mais com Hair Boss, inscreva-se na nossa masterclass gratuita “Como construir uma carreira PRO de sucesso?” no nosso canal do YouTube. A aula será transmitida ao vivo no dia 14 de agosto às 19h.

- Por Maria Clara Serpa