Como o visagismo nos cabelos pode destacar sua beleza

O visagismo nos cabelos vai te ajudar a expressar a sua identidade pessoal da melhor maneira! Vem entender mais sobre a técnica

Compartilhar:

O visagismo nos cabelos analisa diversas características individuas, como formato de rosto, ângulos, cores, personalidade, tom de pele e até hábitos capilares, para definir o melhor cabelo para a pessoa.

Entenda mais sobre a técnica e como o profissional de visagismo pode te ajudar a expressar a sua identidade, através dos fios.

O que é visagismo nos cabelos?

“O visagismo é um conceito e também um sincretismo de estudos relacionados, ao conhecimento das linhas e formas geométricas”, explica o visagista, Ulisses Petri.

Mais do que apenas os traços físicos, o visagismo no cabelo ou na maquiagem, levam em conta a personalidade também. “Trata-se de saber o que cada uma delas expressa por si só, como um símbolo arquetípico. Podendo assim, o profissional ter mais capacidade na criação de qualquer identidade visual, sabendo exatamente qual mensagem é transmitida por cada elemento que compõem a imagem. E isso pode ser relacionado a rostos, cabelos, maquiagens e muito mais”.

Como saber meu visagismo?

O visagista conta que as características da personalidade, podem ser reforçadas de acordo com o que linhas e ângulos, de determinada maneira, querem transmitir. “Por exemplo, um rosto quadrado, vai expressar imobilidade, força, estabilidade, imposição; já um rosto oval, vai transmitir suavidade, romantismo; um triângulo invertido, vai passar instabilidade, extroversão, perigo e assim por diante”.

De maneira geral:

  • Linhas retas: expressam credibilidade, organização e estabilidade;
  • Linhas diagonais: energia, movimento e extroversão;
  • Linhas curvas: suavidade, romantismo e nutrição;

Além dos ângulos, as cores também entram nessa matemática. “No visagismo, também há o estudo das cores e como elas influenciam umas nas outras. Cada uma tem um temperamento e pode acender ou apagar a vivacidade de uma pele, por exemplo”.

Como saber o tipo de cabelo que combina comigo?

Como já contamos, os fatores são múltiplos: desde o gosto pessoal, até tendências e rotina de manutenção. De uma maneira geral, Ulisses indica ir pelo que você tem desejo de expressar:
  • Short bob: “para rostos ovais e hexagonais, de preferência com os 3 terços equivalentes”;
  • Cores fantasia: “têm a ver com personalidade e temperamento- um outro âmbito de estudo dentro do visagismo. Geralmente são procuradas por pessoas de temperamento sanguíneo”;
  • Cortes em camadas: “expressa mmovimento e liberdade. Combinam para todos os tipos de rosto, sendo menos indicados, aos redondo;
  • Ruivo acobreado: ideal para peles claras, podendo  serem, quentes ou frias. Mas geralmente, claras”;
  • Pixie: “ele possui extremidades curtinhas e o topo mais longo e pesado. Funciona para quase todos os tipos de rosto, menos nos retangulares, pois evidencia o comprimento e altura X largura do rosto. Deixa a sensação de rosto mais comprido do que já parece”;
- Por Isabelle Guedes