Como precificar um serviço de beleza
Te ensinamos como calcular custos e montar estratégias de preço para serviços de beleza
04/05/2023
Muitos proprietários de salão de cabeleireiro e profissionais de beleza, por não conseguirem calcular corretamente custos fracionados ou montar estratégias de preço para seus serviços, acabam aplicando uma média de preços da região e até tentam reduzir custos para manter a lucratividade.
Aqui, vamos te ensinar como calcular os custos e aplicar uma estratégia confortável de preços para seus serviços.
O que é precificação?
Precificação é uma estratégia para o cálculo e determinação de preço de venda de um produto ou serviço. Ela envolve 4 pilares:
Custos;
Mark up;
Percepção de valor;
Padrão do mercado.
Para o seu negócio, você precisa definir uma margem de lucro em tudo que oferece. Na precificação, você usa o mark-up, a porcentagem que deve ser aplicada a cada preço para garantir a sua margem.
A percepção de valor é a pesquisa, na região onde você vai atuar, de quanto as pessoas estão acostumadas a pagar por esses produtos e serviços e quanto elas estão dispostas a pagar a mais, e em quais condições.
Já o padrão do mercado analisa o preço cobrado pelos concorrentes daquela região, para entender se você consegue entrar nesse mercado de forma competitiva, sem abrir mão da lucratividade, e saber quanto a clientela já está propensa a pagar.
O que é uma estratégia de precificação?
Custos, margem e mercado são fatores iniciais da precificação, sua base. Mas o empreendedor também precisa montar estratégias de preço.
Por exemplo, ele precisa prever promoções ao longo do ano, com um calendário promocional. Também pode desenvolver preços ou descontos especiais para fidelizar clientes ou estimular as indicações, como parte do CRM (customer relationship management = gestão do relacionamento com o cliente).
A precificação precisa levar em consideração também ameaças para o negócio, como o surgimento de novos concorrentes ou ações de marketing agressivas deles, então é importante criar cenários e definir, antes de aplicar o preço final no produto, qual o valor mínimo para cada serviço.
Essas variações de preço precisam estar previstas, por isso é importante definir uma margem mínima para cada produto e serviço, que é o mínimo que você pode cobrar, sem comprometer sua lucratividade.
Cálculo de custos fixos e variáveis
Qualquer estimativa parte daqui: a compreensão de quais os seus custos fixos e variáveis do negócio.
São custos fixos: aluguel, iptu, energia, água, gás, salários, pró-labore, material de limpeza, etc. São custos variáveis: comissões, matéria-prima, taxas de cartões, impostos, etc.
Para cálculo de custo em serviços, assim como em produtos produzidos, se utiliza a tabela de ficha técnica.
No caso dos serviços de salão, como cada cliente consome uma quantidade diferente de produto, você pode criar tabelas prevendo essas variações – num cenário mais econômico ou mais custoso. Assim consegue calcular depois o valor de venda para cada cliente, a partir do diagnóstico dela. Por exemplo:
Então você sabe que o custo variável relativo à matéria-prima da Escova Inteligente Marca A é de R$ 1,95 no cabelo curto e de R$ 4,95 no cabelo longo, lembrando que essa é uma fração do preço que compõe o custo desse serviço.
Por mais que a variação no custo final seja pequena, questão de poucos reais ou até mesmo de centavos, dependendo do serviço, é importante ter clareza e detalhamento desses números, para ajustes futuros mais assertivos.
Custo de investimento e ponto de equilíbrio
Após ter claro todos os custos fixos, operacionais e variáveis do seu negócio, você ainda deve adicionar mais um custo: o de investimento.
Ele corresponde ao valor que você investiu para abertura do negócio: administrativo, contábil, reforma, estrutura, maquinário, móveis e utensílios, etc.
Esse valor precisa ser quebrado em pequenas mensalidades, possíveis de serem pagas todo mês. Não há um prazo determinado para isso, mas em geral se divide o valor entre 3 a 5 anos.
No momento que a empresa consegue quitar essa dívida inicial para criação do negócio se chama break even – ou ponto de equilíbrio. É nesse momento que se considera que o negócio passa a dar lucro e o empresário pode realizar novos investimentos com mais segurança.
Cálculo de preços para salão de cabeleireiro
Agora você sabe exatamente quanto precisa faturar todo mês para pagar as contas. O próximo passo é definir a margem de contribuição de cada serviço dentro desse faturamento. Use sua tabela de custos, aplique a margem definida e saiba qual a porcentagem que aquele valor representa no seu faturamento desejado.
Sabendo quanto cada serviço contribui no seu faturamento, você deve estimar a venda de cada um deles. No caso de produtos, as vendas são praticamente ilimitadas, enquanto houver estoque, mas no caso dos serviços, sua capacidade de fornecimento é um fator determinante para o cálculo de preços.
Essa estimativa é muito baseada na pesquisa de potencial da região que o salão é montado, de entrevistas, pesquisa de concorrentes e, principalmente, da experiência do cabeleireiro.
Como profissional, você sabe qual a capacidade de serviços que sua equipe pode fornecer no mês, a partir do tempo que cada serviço demora a ser realizado.
Sua estimativa de faturamento deve ser dividida entre produtos e serviços e aqui também entra a criação de cenários: qual a quantidade mínima de cortes, colorações e químicas você deve conseguir vender por mês para manter seu funcionamento?
Se conseguir vender apenas metade das colorações previstas, a partir da margem de contribuição delas, quantas escovas ou cortes precisam ser realizados no mês para suprir essa carência? Esse cálculo é quem vai te dar essa resposta.
A precificação é um trabalho extenso, árduo e muito minucioso, cheio de variáveis e estudos de hipóteses, por isso você pode contar com uma assessoria ou software nisso. Porém, uma vez feita, você consegue realizar análises do seu negócio com mais segurança e confiança, vale a pena.
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