Corte e estilo com Hélio Nakanishi
Direto da capital do Brasil, o hair stylist Hélio Nakanishi conta o que passa pelas cabeças mais poderosas do Distrito Federal.
23/05/2016
Quando se formou cabeleireiro, em Londrina (PR), Helio recebeu propostas para trabalhar em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Nova York. “Escolhi Brasília, que tem um céu maravilhoso e pessoas de todos OS sotaques e embaixadas“, diz.
Abriu o primeiro salão há 37 anos e hoje tem uma rede com nove unidades, incluindo um centro de formação profissional.
Veja Mais
Felicidade na ponta da tesoura
A grande motivação de Hélio é ver as pessoas felizes. “Em uma hora, trabalho a autoestima. Não se trata só de cortar, pintar ou pentear, mas participar da trajetória de vida de quem está na minha frente. É uma profissão encantadora!”
E para isso ele usa sua intuição, percepção, conhecimento de estética e visagismo.
Informação privilegiada
As clientes abrem seu coração para Hélio. “Às vezes a cliente vai tomar posse num cargo ou está apaixonada e sonha se casar… Nesse caso, é preciso pensar a longo prazo! Um dia chegou aqui uma mulher que tinha acabado de se separar e queria ficar loira. Não deixei! Ela precisava transformar o interior, cuidar de si mesma. O cabelo já estava perfeito.”
Hélio conta que tudo começa com equilíbrio espiritual. “Adoro o ser humano e acredito que a gente precise se dar as mãos e colaborar uns com os outros. Isso faz parte do projeto da minha vida. Formar profissionais me oxigena, é uma enorme vitória”, diz ele. “O cabeleireiro, hoje, tem que ser empreendedor. Não basta só pensar na estética. Gosto muito de gerar empregos e capacitação.”
Sabedoria popular
Conhecida pelo clima seco, Brasília, segundo Hélio, facilita a vida das mulheres na hora de controlar o cabelo. “Aqui se sofre menos com frizz, por exemplo.” Mas nem tudo é mais simples.
“A mulher da capital viaja muito. Para uma, que voltou com os fios esverdeados de Trancoso, dei um banho de leite no lavatório para recuperar o loiro, receita que aprendi com uma nativa.”
Top 3 do mestre
A filosofia de Hélio inclui atenção ao couro cabeludo, tratamento caprichado e sob medida.
Quem cuida, tem
Hélio Nakanishi garante: quem quer ter fios saudáveis, brilhantes e bonitos precisa investir em tratamentos de primeira linha.
Couro cabeludo são
Cuidar do berço de nascimento dos fios deixou de ser tendência para ser necessidade. “É essencial para o cabelo ter uma boa textura.”
Tratamento customizado
“Quando uma cliente que ia voltar a viver no Ceará me pediu conselhos, sugeri trocar o leave-in, já que lá é muito mais úmido.”