Cuidados com a pele ao usar ácidos
Quando feito de maneira errada, o skincare pode causar danos. Entenda quais são os cuidados necessários com a pele ao usar ácidos
13/07/2023
Os ácidos são verdadeiros aliados para o skincare, mas um bom tratamento com esses produtos merece uma atenção extra. Conversamos com a expert e dermatologista Adriana Cairo, e aqui ela explica quais são os cuidados essenciais com a pele ao usar ácidos. Confira:
Veja Mais
Cuidados com a pele ao usar ácidos
Cuidado com a exposição solar
De acordo com Dra. Adriana, o uso de ácidos mais fortes é indicado no inverno devido ao seu potencial de irritabilidade.
“Se o paciente tiver alguma irritabilidade na pele e se expor ao sol ele pode sofrer uma hipercromia, que é a alteração residual no tom da pele. No entanto, os ácidos mais fracos, como a vitamina C, também podem ser usados no verão”, comenta a expert.
Mantenha a hidratação
Muitos ácidos são indicados, inclusive, para a preparação da pele para alguns procedimentos mais invasivos, como o laser de CO2. Mas, a dermatologista afirma que, para usar esses produtos, é importante que a pele esteja muito bem hidratada, o que costuma amenizar ou evitar a irritabilidade.
Sensibilidade e descamação ao usar ácidos é normal?
A expert comenta que a descamação da pele, muitas vezes, faz parte do tratamento com ácidos, mas não é uma regra. O ácido salicílico, por exemplo, não descama a pele. Já quanto à sensibilidade, Dra. Adriana diz que é algo individual, que varia de pessoa para pessoa.
“Tem paciente que é muito tolerante e tem paciente que até com baixas concentrações de ácido acaba ficando com a pele sensível, como é o caso dos pacientes com rosácea”, diz.
Sua pele já está sensibilizada devido ao uso dos ácidos? Confira as dicas da expert para amenizar e tratar essa condição:
“É importante usar um hidratante calmante, e costuma ser um quadro rápido. Basta suspender o ácido e usar o produto por uns cinco dias que a pele se recuperará. Caso persistam os sintomas, é indicado consultar o seu dermatologista para que ele avalie o seu quadro”, orienta.