Cuidados com a pele do rosto ao usar máscara
Você sabia que ao usar a máscara de proteção é preciso redobrar os cuidados com a pele do rosto? Patrícia Nakahodo explica por quê!
23/04/2020
Recentemente, tornou-se obrigatório o uso de máscaras de proteção, mas sabia que elas exigem alguns cuidados com a pele do rosto? É que o seu uso constante sem uma boa higienização, por exemplo, pode causar problemas de pele, como marcas, infecções, alergias, entre outros.
Para evitar isso, a dermatologista e expert, Patrícia Nakahodo, deu algumas dicas de cuidados com a pele do rosto ao usar máscara no dia a dia. Nós garantimos que são cuidados simples, fáceis de adotar, mas que farão uma diferença enorme!
Veja Mais
Maior pressão
Um dos problemas de pele mais comuns relacionados ao uso das máscaras são as marcas de pressão. “É importante o ajuste adequado, principalmente, das máscaras caseiras, para garantir que não estejam com uma distância curta das alças que prendem atrás das orelhas ou cabeça”, indica a dermatologista.
Além das marcas, a pele também pode ficar vermelha e com edemas devido a essa pressão.
Sensibilidade aflorada
É possível surgirem irritações ou dermatites de contato por conta do tecido da máscara. “Nos casos mais simples, a primeira providência é trocar o tipo de tecido, além disso, use um hidratante específico para o seu tipo de pele, assim você evita o contato direto”, explica Patrícia.
A expert indica o uso de máscaras de algodão e sem pigmentos coloridos demais.
Acne e oleosidade
Se o seu caso é de acne e aumento da oleosidade, a dica da dermatologista é caprichar na higienização. “Sempre após retirar a máscara higienize a pele com produtos específicos. Se já fazia uso de produtos para tratamentos, mantenha-os, porém, caso haja uma piora da acne, consulte o seu dermatologista”, indica.
Patrícia ainda revela que não se deve aumentar o uso de produtos muito adstringentes ou que provocam esfoliações neste momento.
Outro problema comum são infecções por bactérias ou fungos causados por umidade e calor produzido pela oclusão da máscara. Nesses casos, Patrícia indica marcar uma consulta o quanto antes com o seu dermatologista.