Cuidados com a pele no fim do ano

Os cuidados com a pele no fim do ano podem ser adaptados para a correria de tantas celebrações e viagens. Aprenda aqui como adaptá-los!

Compartilhar:

Dezembro é época de reencontros, viagens e celebração do ano! Por isso, os  cuidados com a pele no fim do ano podem ficar um pouco mais limitados ou até serem um momento legal de pausa dentro da correria. Contamos aqui os pontos essenciais para se atentar e como minimizar alguns impactos incômodos na pele, como olheiras, queimaduras e até ressaca.

Cuidados com a pele no fim de ano: o que saber?

Álcool e pele

O álcool não é muito amigo da pele, mas sabemos que os drinks no final do ano são inevitáveis. Isso porque, além de desidratar, o álcool aumenta a produção sebácea e reduz as defesas contra micro-organismos. Isso acontece porque o organismo precisa trabalhar para metabolizar o que foi ingerido e, para metabolizar cada molécula de álcool, são necessárias – pasme – nove de água. 

Portanto, aqui a ideia é reduzir danos. No nosso manual da pele pós-ressaca contamos todos os passinhos importantes para minimizar os efeitos da bebedeira, mas beber pelo menos um copo de água para cada de álcool e investir nas proteínas antes, podem ser super importantes ao driblar a desidratação.

Alimentação e pele

A alimentação, como acabamos de contar, também tem um papel importante nos cuidados com a pele no fim do ano. Já ouviu falar em glicação? É uma reação química que acontece entre as proteínas e os carboidratos, como a glicose, e que afeta diretamente o colágeno, o grande responsável por deixar a pele uniforme e os músculos firmes. 

Por isso, capriche na alimentação em alto teor de proteínas! Para quem come carne, proteínas como o frango e o peixe, devem fazer parte do prato. Já para vegetarianos ou veganos, grão de bico e lentilha, com certeza entram também.

Pele e viagem

Na hora de montar a mala, o espaço pode ficar um pouco limitado, por isso, aposte apenas na versão em miniatura do que for apenas muito essencial para sua rotina – um hidratante, um limpador e um protetor solar.

A pele do rosto deve ser higienizada normalmente, duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com água fresca ou em temperatura normal – uma delícia no verão! Se você também é das festas com produção, é imprescindível também retirar a maquiagem antes de dormir.

Sobrou um espacinho extra e quer levar um limpador mais potente? Acredite nos benefícios da água micelar, que limpa, tonifica e hidrata. Em tempo: todo esse ritual de cuidados com a pele no fim do ano deve ser respeitado mesmo que você vá passar a noite no avião ou ônibus!

Sol e pele

O envelhecimento da pele pelos raios ultravioleta, os decorrentes do sol, é chamado de fotoenvelhecimento e, durante o verão, a incidência de raios e a exposição, aumentam ainda mais! Os efeitos são muitos: desde a degradação mais rápida das fibras de colágeno, até a maior produção de melanina, em peles com tendência à manchas.

Por isso, moderação e proteção são as melhores amigas para minimizar danos a longo prazo. Isso significa deixar o bronze do verão de lado? Não! Mas protetores solares com FPS alto e bonés, chapéus e roupas com filtro UV podem ajudar aqui, especialmente no caso de queimaduras e danos às fibras de colágeno, na exposição por tempo excessivo.

Pouco sono e pele

É durante o sono que o organismo trabalha para desintoxicar e recuperar os tecidos. Enquanto dormimos, as células da pele produzem colágeno e se renovam. É também, à noite que ocorre o pico de produção do hormônio do crescimento, o GH – super importante para a renovação celular.

Entre um happy hour ou reunião dos amigos, tente tirar cochilos para repor a possível falta de sono. Bolsas e olheiras deram as caras por aí? Máscaras e rolinhos podem ajudar na reposição da hidratação e drenagem em inchaços na região dos olhos – além de ser um momento relax, na agitação do fim de ano.

- Por Isabelle Guedes