Cuidados com a pele pós-tratamentos estéticos

Para que a pele se recupere, é preciso manter os cuidados com a pele pós-procedimentos estéticos. Siga as dicas da expert!

Compartilhar:

Quais são os cuidados com a pele pós-tratamentos estéticos – sejam eles limpeza de pele, peeling ou preenchedores? Thais Pepe, dermatologista, responde como cuidar da pele depois da passagem ao consultório ou clínica estética. Ao final, indicamos ativos e linhas calmantes, para recuperar a barreira cutânea.

Cuidados com a pele pós-tratamentos estéticos

“É frequente que os cuidados com a pele pós-tratamentos estéticos gerem dúvidas e, muitas vezes, é determinante para a escolha do procedimento. As pacientes têm medo de ficar com a pele muito ferida ou com descamação intensa, levando a manchas a longo prazo. Caso o procedimento não seja adequadamente realizado, existe mesmo esse risco ou até de cicatrizes”, fala a dermatologista Thais Pepe. 

Para que o procedimento traga os resultados desejados, os cuidados que você deve ter depois de realizá-lo são muito importantes – essenciais, viu?

  • Peelings: é aconselhado uso de filtro solar e cremes que hidratam e não agridem a pele;
  • Preenchedores: evite sol, em caso de hematomas, e faça massagens quando recomendado pelo médico;
  • Limpezas de pele: de início nenhum cuidado extra é necessário. Lembrando que o protetor solar deve ser usado sempre;

Os cuidados básicos após tratamentos

“Cada tratamento tem seu pós específico, mas na maioria dos casos, proteção solar e hidratação com produtos que auxiliam na recuperação da pele, e que não tenham ácidos na formulação são suficientes”, diz a dermato. Normalmente, a rotina de cuidados deve ser mantida: um sabonete neutro, o hidratante indicado pelo médico e, em seguida, o protetor solar, sempre reaplicando durante o dia.

“Na maioria dos casos, a maquiagem pode ser usada normalmente”, diz. Exposição solar e produtos com ácido ou esfoliantes que podem agredir a pele devem ser evitados, até que a pele não esteja mais sensível, o que demora, geralmente, de cinco a sete dias  – no caso de procedimentos que geram maior agressão cutânea, como lasers e peelings.

Hidratantes faciais e para os olhos

É importante consultar o seu médico sobre qual a melhor opção de componentes para usar dependendo de qual procedimento estético você passou. “O hidratante sérum é uma substância mais fluida, mas isso relaciona-se apenas com o veículo do cosmético, não necessariamente agride menos a pele, o que vai depender de seus componentes”, alerta Thais.

Alguns ativos calmantes e restauradores da barreira cutânea – fragilizada nos procedimentos – como probióticos, água termal e ácido hialurônico, podem ser interessantes.

Protetor solar

“No pós-tratamento indicamos protetores físicos que agridem menos a pele. No dia-a-dia, cada tipo de pele tem uma indicação de protetor específico. Peles oleosas, por exemplo, devem usar protetor em gel ou com maior fluidez”, orienta Thais. O protetor deve ter FPS mínimo de 30, mas no pós-procedimento, FPS mais altos são mais seguros. O protetor solar com cor também ajuda a proteger da luz visível.

Água termal 

“A água termal é composta geralmente por minerais em alta concentração, como zinco, selênio, ferro e silício. Podendo ser usada para hidratação e até mesmo para acalmar a pele”, sugere a expert. Ela ajuda a aliviar a sensação de ardor pós-peeling, por exemplo, e contém minerais que combatem os radicais livres, ajudando na cicatrização da pele.

- Por Isabelle Guedes