Cuidados com o couro cabeludo na calvície
Da lavagem à proteção solar, saiba como cuidar do couro cabeludo na calvície com praticidade com as dicas da expert Luciana Passoni
07/06/2022
Você cuida do couro cabeludo assim como cuida dos fios? Apesar de geralmente ser esquecida na rotina de cuidados, essa região é bastante sensível e merece uma atenção especial, principalmente quando se trata de pessoas calvas. Conversamos com a expert e tricologista Luciana Passoni, e aqui ela explica quais são os principais cuidados com o couro cabeludo na calvície. Vem ver!
Veja Mais
O que é calvície?
Também conhecida como alopecia, a calvície é caracterizada pelo afinamento dos fios devido a alguns fatores como a genética, alterações hormonais e inflamações no couro cabeludo, por exemplo.
Quando começam a surgir as falhas capilares, o couro cabeludo fica mais exposto e sensível, e por isso precisa de cuidados específicos.
“É uma área de pele extremamente sensível e quando exposta ao sol fica ainda mais suscetível ao câncer de pele, às queimaduras solares e manchas”, diz a expert.
Cuidados com o couro cabeludo na calvície
Lavagem
Uma das maiores dúvidas sobre a calvície é quanto à lavagem do couro cabeludo. De acordo com Dra. Luciana, para esse quadro devem ser usados shampoos para couro cabeludo sensível, pois o produto também é aliado contra o acúmulo de sujeiras, poluentes e oleosidade.
“O uso do shampoo adequado ajuda a manter a região limpa e evita problemas como descamação ou caspa. É importante investir nas versões mais suaves dos shampoos, que amenizam o risco de irritação da pele, e massagear a região com a ponta dos dedos para que a área fique devidamente limpa”, explica a tricologista.
Já na hora de enxaguar, a orientação é deixar a água do chuveiro em temperatura fria ou levemente morna, lembrando sempre que a pele da região é bem sensível e a água quente pode prejudicá-la, além de causar um efeito rebote e aumentar a oleosidade do couro cabeludo.
Hidratação
Após a lavagem, para evitar o aspecto ressecado e opaco na pele, é importante aplicar um hidratante facial por toda a área.
“Pode ser uma loção, um sérum ou um creme oil-free, de acordo com a necessidade do couro cabeludo”, comenta a expert.
Proteção solar
A exposição solar é inimiga do couro cabeludo, podendo causar queimaduras e manchas. A região pode ser protegida de duas formas, o dermatologista pode receitar um protetor solar manipulado ou indicar a aplicação de um protetor de FPS 30, no mínimo.
“É preciso espalhar bem o protetor solar no couro cabeludo, com a ponta dos dedos”, afirma Dra. Luciana.
A expert alerta que a reaplicação do protetor solar deve ser feita a cada duas ou três horas. Bonés e chapéus também ajudam na proteção, principalmente nos dias de praia e piscina. Não esqueça de higienizá-los após o uso para evitar o excesso de umidade nos acessórios.