Cuidados em dia: onde e como passar repelente

Conversamos com a expert e dermatologista, Patrícia Nakahodo, sobre como e onde passar repelente. Confira dicas e pontos de atenção!

Compartilhar:

Manter os cuidados em dia com a aplicação correta de repelente é essencial para proteger a pele contra picadas de insetos e evitar problemas como coceira, irritações e até mesmo doenças transmitidas por esses pequenos invasores. Conversamos com a expert e dermatologista, Patrícia Nakahodo, sobre onde e como passar repelente de maneira correta e eficaz. Confira:

Cuidados em dia: onde e como passar repelente

Temos diversas opções de texturas no mercado, repelentes em spray, gel ou em creme. A dermatologista explica que o tipo de repelente não altera a eficácia, o que impacta se ele realmente fará o efeito necessário é a forma de aplicação: ideal que sempre cubra toda a superfície exposta da pele e até mesmo por cima do vestuário.

Qual a frequência ideal de reaplicação? 

“A frequência vai depender do tipo de composição do repelente, pois há produtos que duram 4 horas e outros que se estendem até 10 horas de proteção. Importante evitar dormir com o repelente”, diz a dermatologista.

Segundo a Secretaria de Estado de Comunicação do Distrito Federal, não é recomendada a aplicação de repelentes dentro de casa durante o período noturno e antes de dormir, visto que a alta concentração em ambientes fechados pode causar intoxicação. Nessas situações, o ideal é a utilização de mosquiteiros, telas nas janelas e repelentes elétricos que tenham certificado da Anvisa, estes devem estar localizados a pelo menos dois metros das camas.

Como passar repelente no rosto

Patrícia recomenda as versões próprias para aplicação nesta região e de preferência em cremes ou géis. Caso prefira a versão em spray, nunca aplique diretamente na face, borrife nas mãos e aí sim espalhe no rosto. 

“Em caso de peles mais oleosas, os géis costumam ser melhor aceitos, evitando obstruções na pele, que poderiam desencadear acne, por exemplo”, fala a expert. 

Repelente na rotina de skincare

Devem ser aplicados ao final de tudo, ou seja, após todo o ritual de skincare. Cuidado para não passar na área dos olhos e boca. Sempre lave as mãos após a aplicação para evitar contato nestas áreas ao longo do dia”, indica Patrícia.

Aplicar o repelente em spray por cima da roupa ajuda a evitar ainda mais as picadas?

“Sim. Aliás, o recomendado é passar o repelente por cima de tudo, inclusive por cima da roupa. Ele precisa fazer uma “nuvem” ao redor de toda a superfície, caso contrário, não terá ação repelente. Não adianta passar o repelente nas pernas e depois vestir uma calça, por exemplo. Então, pode borrifar o repelente por cima do vestuário”, explica a dermatologista. 

Pontos extras de observação

A dermatologista nos trouxe alguns pontos extras para se atentar antes de escolher o repelente ideal para você.

  • Produtos à base de DEET não devem ser usados em crianças menores de 2 anos. Para o uso em crianças entre 2 e 12 anos, a concentração deve ser, no máximo 10%, e a aplicação deve se restringir a 3 vezes por dia. Produtos com concentrações superiores a 10% são permitidos para maiores de 12 anos
  • Repelentes à base de Icaridina 25%, podem ser utilizados em crianças a partir de 2 anos. A proteção tem um período de duração de 8 a 10 horas.
  • O ativo IR 3535 a 30%, tem seu uso permitido pela Anvisa em crianças acima de 6 meses. A ação repelente tem um período de duração de 4 horas.
  • Não há contraindicação para o uso de repelentes em gestantes.

- Por Nathalia Marchi