Truques de depilação para remover os pelos
Alguns truques de depilação podem minimizar possíveis desconfortos - seja seu método favorito o laser, a lâmina ou a cera
26/12/2022
Optou por se depilar? Pensar sempre na saúde da sua pele antes e depois, para diminuir o desconforto com pelos encravados ou até a recuperação, é sempre importante. Quem decide o melhor método – seja lâmina, cera, linha ou laser – é você e existem alguns truques de depilação podem ajudar a ter um conforto maior.
Veja Mais
Depilação: truques para remover os pelos
A frequência da depilação depende do método que você opta. Para lâmina, normalmente dois ou três dias. Já para cera, o intervalo é maior e, para o laser, o tempo é maior ainda, além de um resultado um pouco mais definitivo.
Seja qual for a sua preferência, a Dra. Suleima Arruda, colaboradora desta matéria, indica alguns cuidados para um pré e um pós mais confortáveis.
1 Adie o banho
O primeiro truque de depilação é adiar o banho. “O banho morno – diferentemente do banho quente – não ajuda a dilatar os poros e a tornar a remoção dos pelos mais suave. Os banhos nas temperaturas mais altas, destruiriam a camada de proteção natural da pele”, observa Suleima. Por isso, se o seu método é a cera, evite o banho antes. Já se aderiu à lâmina, vale ir para o chuveiro, sim. “A água amolece os pelos e facilita seu corte.”
2 Esfolie na dose certa
A esfoliação é multibenefícios: renova a pele, elimina as células mortas e combate os possíveis pelos encravados causados por poros obstruídos. “A frequência ideal é de uma a duas vezes por semana, nunca no dia da depilação. Melhor fazer isso dois ou três dias depois”, conta a médica
3 Antes da depilação
Na pré-depilação, a melhor dica é deixar a pele descansar e não fazer nada. “Se você tem a pele muito sensível, aconselho aplicar hidratante. Mas, apesar de proteger as peles mais delicadas, ele pode prejudicar a eficiência da cera. Por isso, aplique apenas em último caso”, fala Suleima.
4 E depois?
Vale o mesmo de antes. “Elimine todos os resquícios de cera e apenas isso. Vale usar roupas mais largas também. Como a pele pode ter ganho microfissuras invisíveis a olho nu, procure deixar o hidratante para pelo menos 12 horas depois. Desse jeito você evita contaminação e possíveis dermatites”. Alguns ativos são bem bacanas para hidratar profundamente a pele, como ureia e pantenol.