O que muda nos cuidados para a depilação no inverno?
Optou pela depilação no inverno? A nossa expert, Denise Lage, explica como fazer bonito nos cuidados antes e depois.
06/07/2022
A gente já sabe que depilação é uma questão de escolha, já que pelos e higiene são dois assuntos que não necessariamente têm a ver, certo? Se você é do time que mantém a depilação no inverno, uma atenção extra para a hidratação e foliculite, pode ser necessária!
Veja Mais
Depilação no inverno
Lâmina, laser, cera ou creme: qual a sua técnica preferida? Será que alguma delas é uma opção melhor para a depilação no inverno? Acompanhe o que a dermatologista Denise Lage recomenda.
“Nessa época do ano, o bronze e a exposição ao sol geralmente são menores, e dá para utilizar uma energia mais alta na depilação a laser, para melhores respostas, sem risco”.
Laser
A retirada dos pelos nessa época do ano tem alguns prós, especialmente para quem quer testar técnicas mais definitivas, como o laser. “Como a luz do laser é atraída pela melanina e pigmentos, quando o corpo está bronzeado, a técnica acaba funcionando onde não deve e queima a pele”, explica Denise.
A depilação a laser também é praticamente definitiva e precisa de pouca manutenção uma ou duas vezes ao ano, e, com os novos aparelhos, causa menos dor. Mas ela realmente tem só vantagens? Apesar de ser um método ótimo, ainda é pouco acessível, justamente pela durabilidade.
Cera
A cera também é uma opção rápida, efetiva e bem mais acessível que o laser. Mas, ela pode causar um pouquinho de dor, especialmente nas pessoas mais sensíveis, e incômodos, como os pelos encravados, especialmente causados pelo atrito com as peças de roupa.
“Se prefere a cera, também é melhor evitar o bronzer, já que a pele fica mais sensível e suscetível a manchas.” Ainda assim, vale investir em produtos suaves e calmantes no dia da depilação.
De onde vem o pelo encravado?
O pelo encravado aparece quando o fio não consegue furar a camada mais superficial da pele, permanecendo na camada intermediária. E o fato de as pessoas ficarem cobertas por roupas – às vezes, justas – pode agravar o encravamento dos pelos depois das depilação no inverno.
“Isso acontece por causa do atrito. Para quem usa muita calça jeans justa e tem foliculite, indico usar roupas mais largas ou ir de laser, que é um tratamento mais definitivo para quem tem essa queixa”, orienta Denise.
Esfolie 48h antes
Antes de se submeter à depilação no inverno, é importante esfoliar a pele. “Faça isso com dois dias de antecedência, já que deixar para fazer a esfoliação no mesmo dia pode deixar a pele sensível à irritações”, alerta Denise. Segundo a médica, o melhor momento para se depilar é após o banho, já que os pelos ficam amolecidos.
Hidrate 24h depois
Após qualquer tipo de depilação, o ideal é esperar pelo menos 24 horas para usar hidratantes ou outros produtos na região. “A pele fica mais sensível e os hidratantes podem causar irritação, alergia ou coceira”, explica. Os melhores hidratantes para usar após o procedimento são os calmantes, com niacinamida e aloe vera, por exemplo.
Capriche no protetor solar, mesmo no inverno
Apesar da cera, lâmina e depiladores elétricos não causarem manchas, os métodos podem sim causar alergias, especialmente se sua pele é mais sensível. E, a partir disso, tomar sol em seguida, pode manchar a pele sim! Por isso, espere sempre 24h e capriche no protetor solar.
Se o pelo inflamou por aí, a recomendação de sempre é buscar um dermatologista, já que só ele pode indicar a medicação certa. “O problema é que quando chega nesse ponto, os pacientes reclamam de dor e das cicatrizes que podem ser definitivas. Por isso, nesses casos, o mais indicado é procurar um especialista”, explica Denise.