Dia Mundial da Menopausa: sintomas, mitos e verdades
No Dia Mundial da Menopausa conversamos com a ginecologista Mariana Prado, ela traz informações valiosas que esclarecem mitos da menopausa
18/10/2024
O Dia Mundial da Menopausa, comemorado no dia 18 de outubro, é uma ótima oportunidade para desmistificar alguns mitos sobre essa fase que é um marco na vida de todas as mulheres.
Muitas ainda têm dúvidas e medos em relação aos sintomas e mudanças que essa fase reflete no corpo. Pensando nisso, entrevistamos a ginecologista Dra. Mariana Prado, que trouxe informações valiosas para descomplicar o assunto.
Veja Mais
Dia Mundial da Menopausa: tudo que você precisa saber
Menopausa ou perimenopausa, por onde começar?
A perimenopausa – transição menopausal – é na verdade o início de tudo, sendo um período de transição que ocorre antes da menopausa de fato.
“A transição menopausal (perimenopausa) é a fase que ocorre entre os 45 e 55 anos. Um período de transição antes da menopausa, quando os ciclos menstruais tornam-se irregulares e os primeiros sintomas, como ondas de calor, começam a aparecer devido à queda hormonal gradual”, diz Mariana.
A ginecologista explica que a menopausa é o fim da fase reprodutiva, “marcada pela ausência definitiva da menstruação por 12 meses consecutivos, sinalizando o fim da fase reprodutiva da pessoa que menstrua.”
Sintomas da menopausa: o que esperar?
A Dra. Mariana ressalta que os sintomas variam de pessoa para pessoa, “cada mulher pode experimentar esses sintomas de maneira diferente em intensidade e duração”. E entre os sintomas mais comuns, estão:
- ondas de calor;
- sudorese noturna;
- secura vaginal;
- mudanças de humor;
- insônia.
“Algumas apresentam poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras podem ter sintomas severos que afetam sua qualidade de vida. Afetar a qualidade de vida é o maior sinal para início do tratamento!”, complementa.
Ver essa foto no Instagram
Existem sintomas de risco à saúde?
Além dos sintomas acima, outros podem aparecer durante e após a menopausa, como por exemplo “o risco de osteoporose, que é perda de densidade óssea, e doenças cardiovasculares, como infarto e derrame, aumentam devido à queda de estrogênio.”
Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis e realizar exames periódicos. Avaliar junto a ginecologista quais são os tratamentos mais indicados para manter a saúde e o bem-estar em dia.
O que é terapia de reposição hormonal (TRH)?
A terapia de reposição hormonal é um tratamento que auxilia no bem-estar e alivio dos sintomas da menopausa – ondas de calor, suor noturno, palpitações, secura vaginal, dor durante o contato íntimo -, assim como também ajuda na prevenção da osteoporose.
“A decisão de iniciar a TRH deve ser sempre tomada em conjunto com a equipe médica, levando em conta seus riscos e benefícios.” – Dra. Mariana Prado, ginecologista.
Esse tratamento pode ser uma opção segura para muitas mulheres, mas que, “para prevenir problemas é importante adotar hábitos saudáveis, manter uma dieta equilibrada rica em cálcio e vitamina D, praticar exercícios físicos, evitar o cigarro, controlar o peso e fazer acompanhamento médico regular”, indica a médica.
Menopausa e vida sexual
Muitas mulheres acreditam que a menopausa marca o fim da vida sexual, mas isso é um grande mito. Encarar essa etapa como uma fase de redescobertas é o mais indicado, e assim, entender que algumas coisas mudam – ou vão mudar – e que é possível se adaptar.
“Muitas mulheres continuam a ter uma vida saudável mas podem enfrentar desafios como secura vaginal e diminuição da libido. Esses problemas podem ser tratados com terapia hormonal ou terapias alternativas como fitoestrogênios e cannabis, lubrificantes, hidratantes ou cremes vaginais”, indica a ginecologista.
Dia Mundial da Menopausa: mitos e verdades
1. Mito: menopausa só acontece aos 50 anos
“A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem entrar na menopausa antes dos 40 anos, no caso da menopausa precoce, ou após os 55 anos. A transição começa na perimenopausa, que pode começar anos antes da última menstruação.”
2. Verdade: a menopausa é uma fase natural da vida
3. Mito: menopausa causa ganho de peso inevitável
“A menopausa pode estar associada a mudanças no metabolismo, o que pode tornar o controle do peso mais desafiador, mas o ganho de peso não é inevitável. Com uma alimentação saudável e atividade física regular, é possível manter o peso ou até emagrecer durante a menopausa.”
4. Verdade: os sintomas da menopausa são variados e individuais
5. Mito: TRH é perigosa e sempre causa câncer
“Usada de forma correta, na janela de oportunidade – idade ideal e em vigência do aparecimento dos primeiros sintomas -, ela oferece mais benefícios do que riscos.”
6. Verdade: a saúde óssea é uma preocupação real
7. Mito: todos os sintomas da menopausa são graves
“Nem todas as mulheres têm sintomas graves. Algumas podem passar pela perimenopausa com poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras podem ter sintomas mais intensos. A experiência é muito individual.”
8. Verdade: o risco de doenças cardiovasculares aumenta, manter um estilo de vida saudável é muito importante
9. Mito: após a menopausa, não há mais risco de gravidez
“Durante a perimenopausa a ovulação ainda pode acontecer de forma irregular, e há possibilidade de gravidez até que a mulher passe 12 meses completos sem menstruar.”