Dicas de maquiagem para pele negra
Veja como fazer para sua make não acinzentar ou esbranquiçar você
26/12/2018
Dentre as maiores perguntas que recebemos em lives ou postagens nas redes sociais estão as de maquiagem para pele negra. Ainda existe muita dúvida sobre o tom de base certo, as cores que mais combinam, o que dá certo e cria contraste. Por isso, conversamos com nosso expert André Veloso, que faz a make de artistas, modelos e celebs como Iza, Sheron Menezzes, Laís Ribeiro, Lucy Ramos.
Veja Mais
Cor certa
Cada pessoa tem um subtom que é importante identificar. Algumas pessoas de pele negra têm uma nuance mais dourada. Outras, mais avermelhada, cor de canela. Conseguir perceber isso evita erros. “Para a gente conseguir deixar a pele uniforme, a base deve ter esses pigmentos amarelos ou vermelhos, para deixar rosto, pescoço e colo em um tom só”, fala André.
Mistura boa
“Não consigo entender a indústria nacional, em um país em que a maior parte da população é parda e negra, não produz maquiagens para esses tons de pele”, desabafa o expert. Assim, a sugestão dele é bancar a alquimista e fazer misturas entre alguns tons para se chegar na cor ideal da sua pele.
Luz e sombra
As técnicas de iluminação e contorno valem para peles mais escuras. “O legal é iluminar o centro do rosto e escurecer um pouco as laterais e extremidades. Mas sempre, fundindo bem essa transição do claro para o escuro para que ao final, tudo fique com o aspecto de uma pele só, sem marcações ou divisões”, ensina.
Paleta de Contorno Kiss New York
Paleta de contorno. Possui 8 tons que definem o formato do rosto com um jogo de luz e sombra.
Pó com cautela
André diz que é preciso muito cuidado na hora de usar o pó para que a maquiagem não fique artificial. Ele prefere os que são do tom da pele e que têm uma fórmula mais solta e leve. A aplicação, segundo o maquiador, deve ser feita de maneira bastante pontual: queixo, nariz e testa, em uma camada bem fina. O pó translúcido tem maiores chances de acinzentar a pele se não souber dosar bem.