Dicas para desinchar e aliviar o incômodo
Alimentação, massagens e atenção diária: com a ajuda de uma médica, damos dicas para desinchar e aliviar o incômodo
01/01/2024
Todo mundo passa por isso uma vez ou outra: seja por uma alimentação diferente, período pré-menstrual, genética ou o calor. O inchaço é uma realidade e pode causar incômodo, já que pode aumentar a sensação de cansaço e até de peso do corpo.
Aqui, com a ajuda da dermatologista, Patricia Nakahodo, explicamos um pouco melhor de onde ele vem, dicas para desinchar e como os cuidados diários – com alimentação e massagens – pode aliviar os sintomas.
Veja Mais
Dicas para desinchar e aliviar o incômodo
Segundo a SBD, o sistema linfático é uma rede de transporte do corpo: é ele o responsável por levar o excesso de fluídos – a chamada linfa – dos órgãos e tecidos. A mecânica de entrada dos fluídos é bastante intensa e o excedente de fluído que não retorna aos tecidos, é drenado pelos pequenos vasos existentes entre as células – os capilares.
As manobras de estímulo desse processo, para evitar o acúmulo da linfa, são muitas. Desde a drenagem, uma massagem específica para aumentar a velocidade do transporte dos líquidos pelos dutos; até a alimentação equilibrada, já que o inchaço está diretamente ligado à quantidade de líquidos a serem eliminados, que podem aumentar após uma melhor ou pior absorção intestinal.
O processo pode parecer complexo, mas atitudes podem melhorar o incômodo que o inchaço pode causar no dia a dia.
Drenagem linfática
A drenagem linfática ajuda a eliminar líquidos acumulados no corpo.“Ela contribui com a diminuição do inchaço e pode ser indicada semanalmente para a maioria das pessoas, desde que não haja contraindicações médicas”, explica a médica.
Você for fazer sua massagem, sempre sem apertar com força, ou com o acompanhamento de um fisioterapeuta, massoterapeuta ou esteticista. “A drenagem deve ser feita com movimentos suaves, pois os vasos linfáticos localizam-se bem superficialmente na pele”, avisa Patrícia. Os movimentos devem ser feitos como se você estivesse bombeando a pele com as mãos, seguindo em direção à virilha, às axilas ou à região atrás do joelho. “É nesses pontos que se localizam os gânglios linfáticos, ou seja, os locais para onde o organismo drena os líquidos.”
Alguns ativos ajudam também nesse efeito anti-inchaço, justamente pela capacidade de estimular a circulação com eficiência. Atente-se à formulas com:
- Cafeína
- Ginko biloba
- Mentol
Alimentação
Uma alimentação balanceada, aliada à hidratação correta para sua composição corporal, tem efeitos visíveis na saúde da pele, do cabelo e também na circulação. Não é só o sal de cozinha em excesso que pode ter influência em uma maior retenção de líquido: “bebidas gasosas, como refrigerantes, ou até mesmo água com gás, retêm mais líquidos no corpo”, explica a médica.
Como falamos, o sal em excesso pode contribuir e muito! “Ele pode estar escondido nos alimentos, como no caso dos enlatados, embutidos, alimentos processados industrialmente ou saborizados artificialmente”, diz Patrícia. Por isso, além das massagens, o acompanhamento recorrente com nutricionista, é extremamente importante nos cuidados com a retenção de líquido e inchaço.