Dicas para identificar a porosidade e recuperar os fios
Um intensivo para mudar o status do seu cabelo de “sofrência” para “livre, leve e solto”
15/10/2019
Um dia você descolore, no outro, alisa. No fim de semana faz cachos, alguns dias depois, escova. É tanta química, estica e puxa, que se não houver proteção térmica e cuidados contínuos, o cabelo não aguenta. Os fios ficam ásperos, sem elasticidade e poroso.
Veja Mais
Mas, afinal, o que é o cabelo poroso? É quando as cutículas ficam mais abertas e desgastadas, fazendo com que não reflita cor, brilho e esteja mais propenso à queda. Se você se identificou com essa situação, saiba que é possível virar o jogo. Conversamos com o expert Natan Correia e ele nos deu dicas para identificar o seu nível de porosidade e recuperar os fios.
Como identificar?
O teste é simples, mas eficaz. Coloque um fio de cabelo em um copo com água e veja o que acontece. Se boiar, ele está saudável, agora, quanto mais poroso estiver, absorverá água e acabará afundando.
Fios (quase) saudáveis
Mesmo se o cabelo não estiver tão poroso é preciso tomar alguns cuidados. “Tratamentos nutritivos que mantenham a emoliência e elasticidade do fio ajudam bastante”, revela Natan. Outra boa dica é sempre aplicar protetor térmico antes do secador, da chapinha e do modelador. “Muitas vezes, as ferramentas térmicas podem danificar mais o fio do que um processo químico”, alerta o expert.
Foco no tratamento
Se o seu cabelo está em um estágio intermediário de ressecamento, a dica é fazer tratamentos que melhorem a estrutura do fio. “As reconstruções devolvem a matéria que o cabelo perdeu com os processos químicos”, conta Natan.
Na sofrência!
Dependendo do grau de dano que o seu cabelo sofreu, o mais indicado é a tesoura. Mas, mantendo a hidratação em dia, seja em casa ou no salão, você evita que ele fique mais poroso e, aos poucos, devolve a saúde aos fios.