Diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free
Entenda quais são as diferenças entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free. Quem te explica é a dermatologista Denise Lage!
15/08/2024
Hoje em dia há uma grande variedade de cosméticos veganos, naturais e cruelty free. Mas, você sabe o que cada um deles oferece?
Conversamos com a dermatologista e expert Denise Lage, e aqui ela revela qual é a diferença entre esses três selos para você escolher o melhor para você. Confira!
Veja Mais
Diferença entre cosméticos veganos, naturais e cruelty free
O que são cosméticos veganos?
Os cosméticos com selo vegano não possuem ingredientes de origem animal em suas fórmulas. Porém, eles podem recorrer a alternativas sintéticas, trabalhadas em laboratório.
- Ingredientes: nos cosméticos veganos, apenas ingredientes de origem sintética ou vegetal – oriundo de plantas – são usados.
- Importante: um produto vegano não necessariamente é cruelty-free, pois pode ser testado em animais.
O que torna um cosmético natural?
Esse tipo de cosmético precisa ter, pelo menos, 95% dos componentes naturais com origem vegetal ou animal, e os 5% restantes, completamente orgânicos.
- Ingredientes: a composição dos cosméticos naturais evita parabenos, sulfatos e fragrâncias artificiais, ou seja, químicos produzidos em laboratórios.
- Importante: a regulamentação para os produtos naturais não é super clara, e ele pode ou não ser cruelty-free e vegano.
O que é um produto cruelty free?
Traduzido para o português, esse termo significa “livre de crueldade”. Ele atesta que todo produto com o selo foi fabricado sem testes em animais, em nenhuma das etapas de produção.
- Processo: garantem que nenhuma forma de teste em animal esteja envolvida em qualquer parte da sua produção.
- Importante: um produto cruelty-free nem sempre é vegano, e pode conter ingredientes de origem animal, como mel, leite ou gordura.
Selos de certificação dos cosméticos veganos, cruelty free e naturais
Para identificar se os produtos são veganos, naturais e cruelty free, fique de olho se os selos constam em seus rótulos. Os cosméticos veganos contam com um certificado, os cruelty free com a imagem de um coelhinho, e os naturais, com o selo IBD.
“Vale lembrar que um cosmético natural não necessariamente é cruelty free e vice-versa. Devemos prestar bastante atenção às suas composições”, alerta Dra. Denise.
Os selos veganos mais reconhecidos são:
- Vegan Society: um dos selos veganos de maior reconhecimento internacional. certifica que o produto não contém ingredientes de origem animal e não foi testado em animais;
- Vegan Action: certifica produtos que não contêm carne, peixe, aves, ovos ou ovoprodutos, leite ou produtos lácteos, mel ou produtos apícolas, insetos ou produtos derivados de insetos, como seda ou corantes, ou açúcar filtrado com carvão ósseo ou processado com qualquer animal;
2. Selos Cruelty-Free
- Leaping Bunny: com reconhecimento internacional, indica que o produto e seus ingredientes não foram testados em animais;.
- PETA’s Beauty Without Bunnies: a marca deve não só proibir os testes em animais, mas também recusar a utilização de quaisquer ingredientes de origem animal, para receber este selo;
3. Selos Naturais
- Ecocert: o selo oferece rastreabilidade dos produtos e processo de produção, para produtos naturais e de origem orgânica;
Produtos cruelty free, naturais ou veganos
Aqui na BLZ você encontra produtos veganos, naturais e cruelty free, para rosto, corpo e cabelo! Confira a seleção pelo nosso time: