Estamos obcecadas pelas baby braids – e te ensinamos a fazer!

Aprovadas por Zoe Kravitz e Hailey Bieber, você com certeza já se deparou com as baby braids no seu Instagram. Aqui, te ensinamos a reproduzir as trancinhas laterais!

Não é novidade nenhuma que a estética Y2K – vinda diretamente dos anos 2000 – vem aparecendo com tudo, na maquiagem e nos cabelos. E as baby braids, são a combinação na medida, entre um visual retrô e moderninho – Hailey Bieber que o diga! Com uma ajudinha do cabeleireiro Didier Sé, ensinamos o passo a passo para testá-las por aí.

Passo 0: prepare os fios

Para começar, o ideal é desengavetar dois sprays diferentes, o spray de sal e o spray fixador. O primeiro, para dar textura na raiz, comprimento e pontas. Já o segundo, é quem vai fixar as baby braids mais para frente.

 

Passo 1: separe as mini mechas

As baby braids são bem despojadas e práticas, então não é preciso se preocupar com divisões muito precisas. “Eu penso que uma quantidade bacana de tranças para quem não tem tanto cabelo, é uma média de 5 a 6 tranças. Para as tranças da frente não ficarem super soltas, é possível criar tranças na nuca”, conta Didier. 

 

Passo 2: hora de trançar

Tudo pronto, vamos! “Para começar, não é preciso fazer uma divisão muito marcada. Você começa a entrelaçar uma trança de três pontas e vai descendo ao longo do fio. A trança inicial é para marcar bem o contorno do rosto”.

Se você tem cabelos castanhos ou com menos contraste entre as mechas,  o penteado pode ser adaptado. “Para as morenas, as tranças podem ser feitas em lugares que apareçam um pouco mais, então você pode fazê-las na frente ou na parte de cima dos cabelos. Como esse é um penteado descontraído, você pode fazê-lo onde achar que vai aparecer mais. 

 

As baby braids são super simples e deixam o visual estiloso, já que trazem muita textura para o cabelo

 

Passo 3: finalize as baby braids

Deixe os elásticos de lado e finalize apenas com spray fixador. Didier conta o segredo: “quando vai se chegando ao final da trança, é normal que haja um afinamento da quantidade dos fios, por isso eu não gosto de colocar elástico nas pontas, já que o cabelo fica fino e o elástico aparente. Então, vou com a trança até onde é possível e faço a finalização com spray fixador”.

Um truque para garantir que as baby braids vão se manter no lugar, sem se soltarem, é usar as almofadas dos dedos. “Para finalizar a trança, sem que ela se desfaça, eu texturizo com as pontas com os dedos, deixando a ponta levemente bagunçada. Termino com o spray, para fixar a textura e, assim, a trança não se desfaz”.

 

Tutorial em vídeo das baby braids

Quer ver nosso expert, Didier Sé, em ação? No tutorial abaixo, ele mostra o passo a passo das baby braids e dá uma dica bônus para não criar volume no começo das tranças. 

- Por Isabelle Guedes