Estilos universais: o cabelo ideal para cada um

Você sabe quais são os 7 estilos universais? Descubra qual é o seu e o cabelo ideal para ele com as dicas do expert Ulisses Petri

Compartilhar:

Moda e beleza caminham lado a lado, assim, o seu cabelo também deve fazer parte do seu estilo. Batemos um papo com o expert, hair stylist e visagista Ulisses Petri, e aqui ele comenta qual visual mais comunica com cada um dos estilos universais. Confira:

Os 7 estilos universais

Antes de tudo, você precisa saber quais são os 7 estilos universais. Esse conceito foi desenvolvido nos anos 1980 pela americana Alyce Parsons, baseado no comportamento de consumo. Para te ajudar a identificar o seu, veja a seguir algumas de suas características. Lembrando que você pode se identificar com mais de um deles!

  • Natural ou esportivo: qualidade e praticidade.
  • Tradicional ou clássico: atemporalidade e seriedade. 
  • Elegante: contemporaneidade e segurança.
  • Romântico: delicadeza e feminilidade.
  • Criativo: dinamismo e inovação.
  • Sensual: magnetismo e empoderamento.
  • Dramático ou moderno: tendência e ousadia.

O cabelo ideal para cada estilo universal

Agora que você já sabe quais dos estilos universais mais te representam, confira quais cortes e stylings combinam com eles, segundo o expert Ulisses Petri.

Natural ou esportivo

“Seu cabelo é geralmente mais curtinho e prático, como um pixie cut e outros que não fiquem no olho. Se há uma franja, ela é a partir do queixo para poder prender. Seus fios são mais texturizados e têm um movimento natural”, diz o expert.

 

Tradicional ou clássico

“Esse estilo confere um visual mais alinhado, geralmente possui um corte com linhas retas, poucas camadas e pouco repicado”, comenta Ulisses.

 

Elegante

“Semelhante ao cabelo do estilo tradicional, os fios do estilo elegante harmonizam com uma base reta, o que inclui a franja”, afirma o hair stylist.

 

Romântico

“A romântica geralmente curte um styling ondulado e tudo o que é mais curvilíneo. Já quanto ao comprimento dos seu cabelo, ele é mais médio ou longo”, explica o visagista.

 

Criativo

“Pessoas criativas se identificam com linhas mais diagonais, que trazem movimento e dinamismo, como um corte com a frente alongada”, diz Ulisses.

 

Sensual

“Já a sensualidade está bastante relacionada à textura do cabelo. Cortes shaggy, mais repicados e que mostram as camadas são ideais”, conta o expert.

 

Dramático ou moderno

“Esse estilo é o mais ousado. Aposte em cortes geométricos, assimétricos e até raspados”, diz o hair stylist. 

 

- Por Letícia Leite