Guia de cuidados com a pele no avião
Prepare o passaporte e o hidratante, que a dermatologista Mônica Aribi conta aqui quais são os cuidados com a pele no avião. Chega mais!
02/02/2022
Você já considerou ter uma rotina de cuidados com a pele no avião? As temperaturas frias, a altitude e a falta de oxigênio fresco são todos fatores que podem afetar – e muito – a sua pele, mesmo que por poucas horas. Manter um hidratante e uma garrafa de água sempre à mão, são algumas das dicas que a dermatologista Mônica Aribi te dá a seguir para não deixar o desconforto subir nas alturas. Vem ver nossas dicas imperdíveis de cuidados com a pele no avião!
Veja Mais
Sua pele durante o vôo
“Durante uma viagem de avião, a pele enfrenta um grande estresse, já que fica dentro de um ambiente extremamente seco. As estruturas sebáceas e a produção de suor são totalmente modificadas, devido à alta altitude e a baixa umidade”, conta Mônica. “É um estresse pior do que seria passar pelo deserto, por exemplo, já que, dentro do avião, o manto lipídico fica desequilibrado e as glândulas sebáceas tendem a compensar a secura, produzindo muito mais óleo”, complementa.
Por isso, é comum que, ao passar um guardanapo no rosto, ele fique engordurado: é a glândula sebácea tentando lubrificar a pele ressecada. Outros fatores como dermatites, inchaços e maior retenção de líquidos, podem ainda acometer o corpo durante o voo. Mas, a boa notícia é: com alguns cuidados, estes danos podem ser amenizados!
Montando seu nécessaire de viagem
Produtos essenciais
É possível adaptar seu nécessaire do dia-a-dia para o avião! As miniaturas são suas melhores amigas aqui – lembrando que apenas frascos de até 100ml podem embarcar – e as texturas mais densas ajudam a prolongar a retenção de água. “Durante a viagem, costumo pedir para o paciente levar lenços umedecidos, lencinhos secos, água termal e o hidratante mais neutro possível”, conta a dermatologista.
Lenços
“A cada 3 ou 4h o ideal é passar o lenço umedecido para retirar a maquiagem ou gordura. Em seguida, secar os resíduos do lenço umedecido, com o lenço seco”.
Água termal
“Depois dos lenços, borrifar a água termal e deixar que ela seque por si só. Sua formulação, além de hidratar, vai nutrir a pele com minerais interessantes, como selênio e manganês”.
Hidratante
“Por fim, aplicar o hidratante neutro – ou anti-alérgico – no rosto. De preferência às texturas em loção ou creme, com toque oil free. Este é o produto responsável por restaurar e hidratar a camada lipídica da pele”.
Protetor solar?
“O protetor solar não é necessário para a viagem – apenas caso a incidência de luz direta seja muito alta. A sua aplicação pode deixar a pele com uma camada muito espessa e propensão à foliculite, cravos e espinhas. Por isso, evite deixar a luz do avião acesa por muito tempo”. A dermatologista explica que alguns cuidados pré-viagem também podem ser tomados: “evite o uso de ácido 2 dias antes na pele”.
Hidratação é a chave
Como combater o ressecamento de pele e olhos? Hidratação! Por isso, durante as horas que antecedem a decolagem, invista em uma boa alimentação – evitando fermentadores – e ingerindo muita, muita água! “Aqui não valem outros líquidos com açúcar, como sucos e refrigerantes: o ideal é 1 copo de água por hora!”. Mônica finaliza dizendo que “frutas, saladas e legumes são bem-vindos, mas comidas cozidas e a cafeína podem agravar o ressecamento e até a rosácea”.