Guia de Iluminador
Aprenda como usar o iluminador certo para destacar seus pontos fortes e obter um acabamento incrível na maquiagem.
04/04/2019
O iluminador é um dos passos finais da maquiagem para dar destaque luminoso a alguns pontos estratégicos do rosto. Após a pele ter sido preparada com base e corretivo, ele pode realçar certos traços, destacar o rosto e o olhar e transformar qualquer look básico.
Feitos com micropartículas cintilantes que refletem a luz, os iluminadores podem ser mais naturais, para trazer aspecto saudável à maquiagem do dia a dia, ou uma versão mais poderosa e cheia de brilho para produções sofisticadas para festas.
Confira o Guia que a Beleza na Web preparou para ajudar você a escolher o melhor iluminador de acordo com o seu tom e tipo de pele.
Qual cor de iluminador usar na maquiagem?
Apesar de existirem as chamadas tonalidades curingas, existem cores mais indicadas para certos tons de pele que dão mais naturalidade ao visual.
Peles claras: vão bem com os iluminadores de fundo rosado ou pêssego e aqueles de brilho prateado, pois são os que normalmente mais combinam com seu subtom.
Peles morenas: podem apostar nos iluminadores dourados, que dão um acabamento bronzeado e saudável.
Peles negras: combinam muito com aqueles que têm tons bronze e acobreados e podem ousar com os vinhos ou burgundy.
DICA PROFISSIONAL da BELEZA: use um blush avermelhado que tenha mais partículas de brilho como iluminador para a pele negra. Além de esculpir, ele vai dar um ar de saúde.
Uma cor muito popular é o iluminador champanhe, tom intermediário conhecido justamente por ficar bem na maioria das peles.
Qual é a melhor textura de iluminador para pele?
Pó: o iluminador em pó talvez seja o mais popular e usado e pode ser encontrado solto ou compacto. Sua maior vantagem é a versatilidade: apesar de ser indicado especialmente para quem tem a pele mais oleosa, é ideal para todos os tipos e qualquer ocasião, o companheiro perfeito para dia ou noite.
Cremoso: os iluminadores cremosos são comumente encontrados em bastões, são ótimos para festas ou eventos noturnos devido a sua maior fixação. Por serem muito fáceis de aplicar e espalhar, os iniciantes podem se apaixonar por essa textura. Não são recomendados para as peles oleosas por acentuar o brilho causado pela oleosidade.
Líquido: apesar de exigirem mais agilidade na hora de esfumar por causa da secagem rápida, os iluminadores líquidos são perfeitos para as peles mais secas ou maduras e sua durabilidade é maior.
DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: misture algumas gotinhas do iluminador líquido na base ou no corretivo para criar um efeito radiante e rejuvenescedor por toda a pele.
Aplicação
Agora que você sabe qual cor e textura utilizar, está na hora de aprender como usar iluminador. O principal aqui é não exagerar: além ficar com uma aparência falsa, sua pele pode ganhar aspecto oleoso. Por isso, especialmente ao utilizar um iluminador mais carregado de brilho, prefira trabalhar aos poucos na construção de camadas.
Pincéis leque são ótimos para a aplicação do iluminador em pó em áreas maiores. Já os de cerdas afuniladas ajudam em lugares que exigem mais precisão, como no cantinho interno dos olhos. Quando usar pincéis, lembre-se sempre de dar uma batidinha nas cerdas para retirar os excessos de produto. Para os iluminadores líquidos e cremosos, pincéis kabuki ou duo-fiber, esponjinhas de maquiagem ou o dedo funcionam bem na hora de espalhar o produto.
1- Acima das maçãs: aplique com movimentos ascendentes no ossinho que fica no topo da bochecha para valorizar os traços, afinar o rosto e dar aparência saudável para a maquiagem. Você pode levar o iluminador até as têmporas para um visual mais ousado e ainda mais marcado.
2- Topo do nariz: faça uma linha reta e fina que siga o osso do nariz para afiná-lo. Um pincel leque na posição vertical é perfeito para essa área. Faça um pontinho de luz na ponta do nariz, para criar a sensação de que ele é arrebitado.
DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: você pode combinar essas aplicações com um bronzer ou contorno para acentuar o efeito.
3- Olhos: para destacar o olhar, o ideal aqui é criar um ponto de luz no canto interno do olho com um pincel de cerdas mais densas e com a ponta afinada e iluminar logo abaixo das sobrancelhas para acentuar seu arqueado. Nessa região, use um pincel de cerdas alongadas e macias.
4- Arco do cupido: concentrar um pouco de iluminador no “v” que fica na parte superior dos lábios faz toda a diferença na hora de dar a impressão de lábios maiores. Use o mini pincel leque para distribuir a maquiagem em pó na região ou espalhe o iluminador líquido/cremoso com a ponta do dedo anelar.
Usar o iluminador em outras áreas que você veja que são seu ponto forte ou que ajude a criar ângulos está super liberado. Apenas evite o centro da testa e a região do rosto nas laterais do nariz, em geral as mais oleosas. Prefira utilizar produtos com pouco ou nenhum brilho nesses locais.
Para uma maquiagem ainda mais incrível e completa, confira o Guia de Contorno e o Guia de Blush.