Guia do Modelador
Descubra como valorizar a forma natural do seu cabelo ou mudar o styling
01/11/2018
Modelador de cabelo é o cosmético que muda a forma natural dos fios temporariamente com o uso de ativos – polímeros, acrílicos, gomas, sais, etc. – que memorizam a modelagem desejada por horas, seja ela lisa ou cacheada, arrumada ou bagunçada.
Disponíveis em diferentes texturas – em spray, cera, pomada, gel, mousse e creme -, os modeladores conferem diferentes tipos textura e níveis de fixação aos fios.
Alguns modeladores são termoativados, ou seja, precisam do calor do secador ou da chapinha para ativarem a forma desejada. Cada um deles possui uma técnica de uso diferente de acordo com o efeito desejado no cabelo. Após escolher o cosmético ideal, o segundo passo é seguir à risca o conselho de uso do fabricante para conquistar um cabelo com a forma desejada.
Descubra a diferença entre eles e escolha qual é o melhor para o visual desejado.
Ativador de Cachos
Os ativadores de cachos acentuam a forma curvada dos cabelos ondulados e cacheados, além de manter os fios com essa modelagem por mais tempo. Líquidos ou em creme, a grande diferença em relação aos outros modeladores e finalizadores é que o ativador de cachos contém ingredientes que memorizam a forma cacheada a partir, principalmente, da selagem das cutículas dos fios, efeito que protege do frizz, dá sensação de maciez e brilho ao cabelo.
Como usar ativador de cachos no cabelo
1 – Após lavar e condicionar o cabelo, aplique o creme para pentear indicado para cacheados e desembarace os fios.
2 – Em seguida, coloque o equivalente a ½ colher de café (para cabelos curtos), 1 colher de café (para cabelos médios) ou 1 colher de chá (para cabelos longos e volumosos) de ativador de cachos na palma das mãos e amasse as mechas de baixo para cima. Mantenha as mechas amassada por alguns segundos e solte.
3 – Deixe secar naturalmente ou use o secador com o difusor para não desfazer os cachos.
Pomada e Pasta
As pomadas e pastas são a pedida para cabelos com frizz e que precisem de fixação duradoura ao longo do dia. Enquanto a pomada é feita à base de óleos e se distribui facilmente pelos fios para destacar cortes repicados e criar visuais bagunçados e com brilho natural ou intenso, a pasta tem a consistência bem mais fluída, tipo um creme, e com fixação forte para penteados mais arrumados e no lugar por horas.
Como usar a pomada e pasta no cabelo
1 – Após lavar o cabelo, retire o excesso de água dos fios com a toalha. Comece com o equivalente a uma ervilha e distribua a pomada/pasta na ponta dos dedos. Não esfregue na palma das mãos.
2 – Distribua uniformemente pelo cabelo no sentido do corte dos fios. Caso você ache que a quantidade não foi o suficiente, aplique mais um pouco. Esse é o segredo para dar controle à construção do penteado e não deixar o visual pesado.
3 – Dê a forma desejada aos fios com a mão de maneira irregular: modele mecha a mecha para um visual moderno e despojado ou então use o pente ou a escova caso a intenção seja um acabamento mais alinhado.
Cera
A cera é a opção para quem gosta de mudar de visual ao longo do dia, já que ela permite a remodelagem dos fios com sua fixação flexível. Elas também destacam os cortes repicados, dão brilho natural quando feita à base de cera de abelhas enquanto as versões feitas com ceras de argila absorvem a oleosidade com acabamento matte ao penteado.
Como usar cera no cabelo
1 – Aplique o equivalente a uma ervilha (para cabelos curtos) na palma das mãos e esfregue uma na outra para aquecê-la. Comece com pouca quantidade para aumentá-la caso necessário. Para um resultado mais alinhado, distribua no cabelo úmido; para um efeito desalinhado e moderno, use nos fios secos.
2 – Passe as mãos por todo o cabelo a partir das laterais, pela nuca e na parte da frente de baixo para cima. Isso será o suficiente para deixar todos os fios completamente envolvidos pelo cosmético.
3 – Para finalizar, use os dedos para dar a forma desejada, caso ela seja mais bagunçada. Ou então, alinhe os fios com um pente.
Gel
O gel é o aliado de quem gosta de penteados com a aparência intacta. Disponível nas versões gelatinosas e líquidas, possuem diferentes níveis de fixação que dá acabamento molhado, aspecto durinho e alto brilho.
Como usar gel no cabelo
1 – Após lavar e condicionar o cabelo, coloque o equivalente a ½ colher de café (para cabelos curtos), 1 colher de café (para cabelos médios) ou 1 colher de chá (para cabelos longos e volumosos) de gel na palma das mãos.
2- Distribua pelos fios úmidos de maneira uniforme.
3 – Modele da forma que desejar – com pente ou com as mãos – e deixe secar naturalmente.
Mousse
O mousse é a escolha certa para quem quer dar mais volume aos lisos ou recuperar a forma cacheada dos fios. Disponível na versão modeladora e de volume, sua textura em espuma texturiza o cabelo com controle do frizz e estruturação duradoura aos fios desde a raiz, um curinga para quem tem cabelos finos.
Como usar mousse no cabelo
1 – Agite bem antes de usar. Em seguida, posicione a lata com a ponta voltada para baixo em direção à palma da mão. Acione o pump da embalagem rapidamente e aos poucos para liberar o mousse de maneira controlada.
2 – Para cabelos curtos, use o equivalente a uma bolinha de ping pong; para médios, o equivalente a uma bola de bilhar; para longos, o equivalente a uma bolinha de tênis.
Para cabelos lisos
Distribua o mousse desde a raiz no cabelo úmido em direção às pontas. Em seguida, jogue-o para frente e seque os fios com o jato de ar quente do secador a partir da nuca. Volte o cabelo para trás e modele a raiz com o secador e a escova redonda voltada para dentro da mecha para levantá-la.
Para cabelos cacheados
Amasse os cachos úmidos ou secos com o mouse de baixo para cima até a espuma ficar desestruturada. Em seguida, seque os fios com o difusor para deixar o cacheado mais acentuado e sem frizz.
Bálsamo e Creme
O bálsamos e cremes reúnem diversos benefícios ao cabelo com texturas fluídas ou cremosas com a função de modelar o cabelo. Aqui, você encontra a versão ideal para todos os tipos de cabelo, sejam eles cacheados, oleosos, finos ou rebeldes. Eles deixam os fios com a forma desejada, além de proteger do frizz, dar maciez e brilho.
Como usar bálsamo e creme no cabelo
1 – Melhores resultados são alcançados com a aplicação no cabelo úmido após a lavagem: por isso, retire apenas o excesso de água com a toalha.
2 – Em seguida, coloque o equivalente a uma uva pequena na palma das mãos para fios curtos; para fios médios, o equivalente a uma azeitona; e para os longos, o equivalente a uma noz. Distribua uniformemente pelo comprimento e pontas.
3 – Deixe secar naturalmente ou use o secador com o difusor (cacheados) e faça a escovação.
Alisador Temporário
Os alisadores temporários disciplinam os cabelos com frizz, reduzem o volume e proporcionam efeito liso até a próxima lavagem. Formulado com ativos que alinham e conservam as cutículas seladas por mais tempo, a maioria deles é termoativada, ou seja, precisa do calor do secador e da chapinha para funcionarem. São ótimos para cabelos com escova progressiva para conservar o resultado do processo químico com brilho, controle total do frizz e maciez.
Como usar alisador temporário no cabelo
1 – Após lavar e condicionar o cabelo com uma linha própria para cabelos com frizz ou quimicamente tratados, retire o excesso de água dos fios com uma toalha.
2 – Para as versões em creme, coloque o equivalente a uma uva pequena na palma das mãos para cabelos curtos; a uma azeitona para cabelos médios; e a uma noz para cabelos longos. Já para os sprays, 2 a 3 borrifadas nos cabelos curtos; 4 a 6 nos cabelos médios; e de 6 a 8 nos longos.
3 – Penteie o cabelo ainda úmido para garantir que todos os fios fiquem envolvidos por igual. Faça a escovação dos fios para secá-los e siga com a prancha em 180ºC para cabelos loiros ou fragilizados ou 230º para os saudáveis.
Spray de Sal
Os sprays de sal foram pensados para dar ao cabelo o visual de praia após um mergulho no mar, em que os fios ficam naturalmente ondulados. Com ingredientes que texturizam e deixam os fios com a aparência bagunçada, eles dão mais volume e acentuam a forma naturalmente cheia dos cabelos cacheados. Apesar do nome, eles não levam o sal de cozinha em sua formulação justamente para não ressecar os fios.
Como usar spray de sal no cabelo
1 – No cabelo limpo e seco, borrife de 2 a 3 vezes no comprimento dos fios curtos; de 4 a 6 nos médios; de 6 a 8 nos longos.
2 – Para um visual mais natural e bagunçado, amasse as mechas de baixo para cima com as mãos. Para acentuar ainda mais, use o secador com difusor para deixar o visual mais marcado.
3 – Para ondas mais charmosas, enrole os fios em um coque e deixe-os secar assim naturalmente ou com o difusor. Solte o cabelo em seguida.
Um cabelo com a aparência linda e modelada começa com cuidados desde a lavagem. Confira o Guia de Shampoo Antirresíduos e o Cronograma Capilar para aprender a cuidar dos fios com o máximo de resultados.