Hidratante para pele oleosa: veja como escolher o seu

A pele oleosa também precisa de água. Com a ajuda de uma dermatologista, você aprende a escolher seu hidratante para pele oleosa

Compartilhar:

Quem tem pele oleosa também precisa de hidratação – um passo que ajuda, inclusive, a controlar a aparência brilhante, principalmente nos dias mais quentes. Com a ajuda da dermatologista Carla Vidal, você vai aprender a escolher o melhor hidratante para pele oleosa, com uma boa notícia: como este é o tipo de pele mais comum no Brasil, as opções são bastante eficazes e tecnológicas.

Hidratante para pele oleosa: veja como escolher o seu

Primeiro passo: identificando a pele oleosa

Antes de escolher um hidratante, é preciso entender se a sua realmente se enquadra nessa categoria, sempre com o acompanhamento de um dermatologista para se certificar de que aquela é a melhor rotina para você.

Confira as principais características para começar a entender a pele oleosa:

  • Superfície espessa;
  • Poros dilatados;
  • Tendência à acne;
  • Aparência brilhante;
  • A maquiagem dura pouco no rosto;
  • Normalmente vem acompanhada de couro cabeludo oleoso.

Escolhendo o hidratante para pele oleosa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, é hora de aprender a escolher seu hidratante para pele oleosa. A hidratação é essencial pois devolve a água para a pele, garantindo que todos os seus processos metabólicos corram bem, o que previne desde a formação de marcas de expressão precoces, até alergias. Você ainda previne a pele do efeito rebote já que, o corpo entende que a região está equilibrada e evita com que as glândulas sebáceas produzam mais óleo.

“O melhor hidratante para pele oleosa é com base oil-free, creme gel e gel”, fala Carla. Isso porque a sua pele precisa de hidratação – e não de óleo. “Todos os tipos de pele, inclusive as oleosas e acneicas , necessitam de hidratação. A diferença está nos veículos do produto para cada tipo de pele, e nos ativos contidos na fórmula”, diz a dermatologista. Priorize por:

  • Fórmulas em gel;
  • Sérum;
  • Loção;
  • Texturas mais leves e fluidas. 

Procure por indicações como “oil-free”, sem óleo na composição; “não comedogênico”, que não obstrui os poros; “efeito mate”, que vai manter o rosto sequinho, ou mesmo “toque seco”. Estas são excelentes características que podem estar nas embalagens dos cosméticos para pele oleosa; função anti-acne, se fizer sentido para o seu caso. Normalmente, esse tipo de produto conta com ativos que ajudam a tratar as espinhas no dia a dia.

- Por Karina Hollo