3 razões para não dormir com o cabelo molhado

Você costuma dormir com o cabelo molhado? É melhor evitar! Saiba quais são os riscos desse hábito para a saúde dos seus fios

Compartilhar:

Quando lavamos o cabelo à noite, às vezes dá aquela preguiça de secar os fios, mas é muito importante que 90% deles estejam secos antes de dormir. Conversamos com a expert e hair stylist Andrea Pecora, e aqui ela explica por que não devemos dormir com o cabelo molhado. Confira:

Por que dormir com o cabelo molhado faz mal?

Proliferação de fungos e bactérias

De acordo com a expert, além dos fios, dormir com o cabelo molhado compromete a saúde do couro cabeludo.

“A umidade prolongada prolifera fungos e bactérias, tanto no couro cabeludo quanto no travesseiro e na fronha”, diz Andrea.

3 razões para não dormir com o cabelo molhado

A umidade em excesso pode proliferar fungos e bactérias no couro cabeludo

Caspa e queda capilar

Com a proliferação de fungos e bactérias causada pela umidade, o couro cabeludo aumenta a produção das células para se proteger, o que causa caspa e, consequentemente, a queda capilar.

“A caspa são células mortas em excesso no couro cabeludo, elas obstruem o folículo e faz com que os fios caiam”, conta a expert.

Sensibilização dos fios

O fio de cabelo fica mais sensível quando está molhado: “Quando está molhada, a fibra capilar tem um enfraquecimento, o fio fica mais elástico, e a probabilidade de puxar e machucar é muito maior”, afirma Andrea.

O atrito dos fios com a roupa de cama e com o travesseiro também pode prejudicá-los. Para evitar esse problema, e ainda driblar o frizz, use uma touca de cetim todas as noites.

3 razões para não dormir com o cabelo molhado

Os fios de cabelo ficam mais sensíveis quando estão úmidos

Cuidados com os fios antes de dormir

A expert reforça que é muito importante que o cabelo esteja bem seco antes de dormir, e aconselha trocar a fronha do travesseiro com frequência, principalmente nos casos de pessoas que transpiram bastante. 

“Quando a gente lava o cabelo à noite e sabe que não vai dar tempo de secar naturalmente, podemos utilizar o secador, até mesmo sem o bico, e com certa distância. Dê atenção para o couro cabeludo, e quando ele começar a ficar seco, diminua a temperatura e aproxime o secador, fazendo movimentos, mas sem tracionar o couro cabeludo”, explica a expert. 

Antes de iniciar a secagem, não esqueça de aplicar um protetor térmico em todo o comprimento dos fios para protegê-los do calor do secador.

- Por Letícia Leite