Linhas finas – como evitar sinais da idade

Linhas finas - como evitar sinais da idade - É a partir dos 25 anos que surgem as primeiras ruguinhas. Mais rasas e ainda tímidas, ainda dá para driblá-las! Ensinamos como se safar dos sinais da idade.


imagem 1

De acordo com a dermatologista Ligia Kogos, as linhas finas são rugas mais superficiais. “Formam-se pela degradação progressiva do colágeno da derme. Isso pode ser resultante do desgaste natural cronológico, do dano imposto pelo sol, pelo ambiente, pelo fumo, pelo stress físico e psicológico, pelas alterações hormonais.”


imagem 2

O colágeno, além de dar sustentação e firmeza, também é responsável pela manutenção de água nas camadas mais profundas da pele e sua perda acarreta em menos hidratação. Assim, as estruturas de fibras elásticas e colágenas ficam mais rígidas e com maior dificuldade de voltar ao seu estado natural depois de uma contração. Como nossa expressão facial nos faz exercitar principalmente os músculos na lateral dos olhos e em volta da boca, são aí que as linhas finas se formam primeiro.


imagem 3

Apesar de poderem se agravar com o tempo, nem todas as linhas de expressão acabam evoluindo para rugas profundas. “Algumas, nas pálpebras inferiores e no colo, por exemplo, podem permanecer sempre finas e ir aumentando em número”, diz a expert.


imagem 4

Para prevenir, são várias as sugestões da médica. “A aplicação diária de filtro solar é a principal medida preventiva, assim como uso de chapéus e bonés em ambientes externos. Principalmente as peles claras, mais vulneráveis à radiação ultravioleta, são mais propensas às rugas finas”, alerta.


imagem 5

Além disso, cremes hidratantes com alto poder de retenção de água em camadas mais profundas, contendo ativos estimuladores de colágeno, são importantes. Depois dos 40, cosméticos com hormônios femininos (tipo estrógenos) são muito efetivos. Isso porque é a idade média em que você passa por uma redução hormonal que diminui firmeza e a elasticidade da pele.


imagem 6

Outra recomendação da dra. Ligia é o uso da toxina botulínica já aos 25 anos, nos locais altamente vulneráveis à contração constante, como prevenção de linhas de expressão. Caso elas já tenham se instalado, existem tratamentos para todos os gostos. Peelings médios ou suaves, escolhidos de acordo com o tom de pele, conseguem apagar rugas perto da boca. “Substâncias como ácido retinóico, ácido salicílico e combinações como peeling de Jessner refinam, estimulam a produção de colágeno, clareiam e homogeneízam o rosto”, diz Ligia.


imagem 7

Já nos cremes, os melhores ativos, de acordo com Ligia Kogos, são: “ácido glicólico é eficiente por dar luminosidade, viço e estimular a produção de colágeno. A vitamina C também possui esse efeito e confere mais resistência à radiação solar, combatendo os sinais da idade”. Além disso, hábitos e estilo de vida saudáveis, sem fumo e álcool, e com uma alimentação adequada, favorecem o frescor e juventude da pele.


imagem 8

Outra boa opção é o aparelho Starlux, que usa a energia fracionada e a luz intensa pulsada. Ele age dando firmeza desde as camadas mais profundas da pele e é ideal para tirar as linhas, especialmente as em volta dos olhos e no colo. “Outras possibilidades seriam os ‘liftings líquidos’, que são procedimentos com substâncias injetáveis que levantam as estruturas da face e apagam as rugas. Eles combinam preenchimentos com ácido hialurônico à toxina botulínica para desfazer rugas na testa, no queixo, nas laterais dos olhos, no nariz, na queda das bochechas. Dão um desconforto mínimo, não exigem período de recuperação e são realizados em apenas uma hora”, diz a médica.