Lubrificante na base? Entenda os riscos da trend do TikTok

Usuários da rede social estão misturando lubrificante na base ou usando o produto como primer para uma pele glow. Será que funciona mesmo?

Não, você não leu errado. Essa é a nova trend de beleza que viralizou no TikTok. Os usuários da rede começaram a misturar lubrificante com a base ou usá-lo como primer para uma pele mais lisinha e um acabamento bem glow. Mas, quais serão os efeitos disso na saúde da pele? A beauty artist e treinadora de maquiagem Nina Bueno explica!

O truque

A pele glow é o desejo de muita gente e uma grande tendência de maquiagem. Para isso, sempre surgem alguns truques na internet para atingir o efeito e misturar iluminadores ou hidratantes com a base já é uma técnica bem conhecida.

Buscando esse resultado, o tiktoker @seananthonyv publicou um vídeo misturando lubrificante e base e já atingiu mais de 1,5 milhão de visualizações. Segundo ele, além do acabamento, a base desliza e fica bem mais fácil de aplicar. Desde então, muita gente duetou o vídeo, testou  e, aparentemente, gostou do resultado.

@seananthonyv

Life Changing hack?! #seananthony #makeuphacks #makeupfyp #makeup #viralmakeup #beautytips #beauty #lifehack #makeupreview #beautyhacks

♬ Girls Want Girls – Drake

Segundo os usuários, além do acabamento, como tem uma textura mais pegajosa, o lubrificante ajuda os produtos a grudarem melhor na pele, aumentando a durabilidade da make.

O lubrificante faz mal para a pele?

Segundo Nina Bueno, o uso de lubrificante na pele pode ser prejudicial. “Houve um tempo em que era justificável a gente experimentar qualquer produto no rosto, seja no skincare ou maquiagem. As receitinhas e truques faziam a alegria de quem queria se embelezar sem gastar muito. Mas, hoje, tem produtos estudados para a pele do rosto, que foram regulamentados, aprovados para exercerem tal função”, explica.

@itsrady

Reply to @katastrophe.99 ✨💅🏻 #fyp #makeup #makeuptransformation

♬ On The Floor – Jennifer Lopez

Nem mesmo as marcas de lubrificante aprovam a prática e, algumas delas até se pronunciaram dizendo que não recomendam o uso de seus produtos, indicados apenas para uso sexual, no rosto porque pode causar irritação ou alergias.

Grande parte dos lubrificantes contém ingredientes irritativos que podem até piorar a aparência e inflamação da acne. A glicerina, por exemplo, estimula a oleosidade e pode deixar o rosto muito pegajoso.

@ameliaolivia09

Tehehe #lubeprimer #testingmakeuphacks #makeuptips #makeupgrwm

♬ Praise God – Kanye West

 

Como substituir?

- Por Maria Clara Serpa