Mapa da acne: significado para cada área do rosto

A dermatologista Valéria Marcondes explica o mapa da acne. Saiba quais são suas possíveis causas de acordo com a região em que ela aparece!

Compartilhar:

Você sabia que a área do rosto em que os cravos e as espinhas aparecem podem apontar as suas causas? Esse método de análise é conhecido como mapa da acne. Aqui, a dermatologista e expert Valéria Marcondes explica tudo sobre ele, além de dar dicas de como evitar e tratar essa condição. Confira:

Afinal, o que é acne?

De acordo com a dermatologista, a acne é uma doença inflamatória crônica caracterizada pelo aparecimento de cravos, espinhas e até nódulos. 

“Eles podem ser desencadeados por vários fatores, como alterações hormonais, fatores genéticos, o aumento da oleosidade da pele, estresse, tabagismo, insônia, má alimentação, entre outros”, afirma.

Mapa da acne: significado para cada área do rosto

A acne pode ser desencadeada por fatores genéticos, hormonais, pela oleosidade da pele, entre outros

Mapa da acne

Entenda as possíveis relações da acne com a parte do rosto em que ela aparece:

Acne na zona T (testa, nariz e queixo)

Dra. Valéria explica que a zona T é uma área que possui grande concentração de glândulas sebáceas, que aumentam a oleosidade da pele, por isso o maior número de cravos e espinhas costumam aparecer nessa região. 

Acne no maxilar

Já as acnes na região do maxilar costumam acometer mulheres já na idade adulta, e são muito relacionadas à problemas ginecológicos, como o quadro de ovários policísticos. Desse modo, ao notar alguma acne nessa parte do rosto, é importante consultar um médico ginecologista para averiguar.

Acne nas bochechas

Segundo a dermatologista, a acne na bochecha é muito comum na adolescência e ocorre, principalmente, devido a alterações hormonais.

“A condição pode ser agravada pelo uso de produtos muito oleosos que obstruem a saída das glândulas sebáceas”, alerta.

Como evitar a acne?

Manter o skincare em dia é um grande aliado para evitar a acne, bem como manter uma alimentação balanceada, sem excessos no consumo de açúcar e alimentos processados, e trocar as fronhas dos travesseiros com frequência para evitar a proliferação de bactérias.  

“É preciso limpar bem o rosto com um sabonete específico, tirar a maquiagem com água micelar e não espremer as espinhas. Consulte o seu dermatologista para que ele indique a melhor rotina para você”, orienta Dra. Valéria.

Alguns tratamentos contra a acne também podem ser feitos em consultório por um profissional, como peelings e lasers. Dependendo do grau do quadro, o especialista ainda pode receitar o uso de medicamentos orais ou tópicos.

 

Mapa da acne: significado para cada área do rosto

Itens de skincare para evitar e tratar cravos e espinhas

- Por Letícia Leite