Maquiagem para pele negra madura

O último episódio da série Beleza Negra, traz um tutorial iluminado e saudável, com uma maquiagem para pele negra madura completa

Compartilhar:

A maquiagem para pele negra madura pode – e deve! – ser glamurosa. No último episódio da série com André Veloso, ele ensina passo a passo, com direito a pele viçosa e hidratada, e olhos super luminosos e festivos.

Maquiagem para pele negra madura

Passo 0: preparação da pele

Uma coisa super importante em pele madura, não usar produtos muito, digamos, mate. A pele madura tem mais expressões, mais ruguinhas. Se você usa um produto mais denso e mais pesado, a tendência é que as rugas fiquem mais evidentes. Então, tudo tem que ser fluído e  o hidratante vai me dar essa textura.

Passo 1: base

Por mais que a base possa ser mais mate, o hidratante vai me dar essa textura mais suave. Outra coisa importante, não usar muito produto, porque não é a quantidade de produto que vai deixar a maquiagem bonita e sim a aplicação do produto correto na pele.  

A pele nunca é uniforme. Sempre vai ter uma parte mais escura, mais clara. Ela vai ser mais amarelada no centro. Então, com esses tons, é possível uniformizar a pele e ter um resultado bacana no final – essa mistura é meio alquimista mesmo e vai dar esse resultado bacana no final. 

Outra coisa que é importante também é, ter esse acabamento. Não fazer só até o queixo, senão vira uma máscara, então, claro, sempre desce um pouco para o pescoço, e, dependendo da maquiagem, até para o colo também. 

Passo 2: corretivo

O próximo passo é a correção das olheiras. Então, o truque é usar um corretivo alaranjado, porque ele vai matizar essa cor. Na sequência, eu finalizando esse corretivo mais alaranjado, eu venho com o corretivo próximo ao tom da pele.

Na aplicação do corretivo, pense sempre no triângulo. Sempre aplicando em forma triangular, porque a gente quer que o movimento e que a maquiagem, todos os produtos juntos, fiquem uniformes. Então, se eu aplico na posição triangular, eu consigo ter uniformidade e não vai ficar tão marcada. 

Passo 3: sobrancelha

A sobrancelha é importantíssima também, porque ela não pode ficar muito escura. Use uma super da cor natural da sua sobrancelha. Se não precisar, não use mesmo: é só aplicar um produto bacana pra pentear os pelos, sempre penteando para cima.

Passo 4: pálpebras

Para os olhos, vou fazer um iluminado, com a sombra metalizada. Então eu vou usar um produto que me dê essa fluidez na hora de aplicar, com uma bruma – mas pode ser qualquer produto – que consiga molhar a sombra, só na pálpebra móvel.  Sempre aplicando aos poucos, porque a gente se empolga na sombra que brilha, então vai sempre aplicando aos pouquinhos, até você achar que o resultado tá bacana e homogêneo. 

Aqui eu usei uma sombra metálica, mas um mais acobreado. Eu vou usar um marrom mais escuro para fazer o contorno dos olhos na parte inferior, e finalizar a parte de fora com um puxadinho. 

Passo 5: linha d’água

Eu passei o lápis preto na linha d’água, mas rente aos cílios também e dei uma marcada, para gente ter um olhar sexy. Essa parte do olhar, para ficar fatal, é o lápis preto que vai trazer para maquiagem. Então, ele tem que ser aplicado na linha d’água, depois rente à raiz dos cílios, na parte interna. 

O lápis vai ser aplicado em todo o olho, por dentro e um pouco na raiz dos cílios inferiores. É bacana você aplicar também máscara nos cílios inferiores, porque o olhar vai ficar ainda mais poderoso. Se você tem muitos cílios inferiores, não precisa passar neles inteiros, é só passar mais na raiz. 

Passo 6: contorno de rosto e lábios

A aplicação do contorno segue a ideia do triângulo do corretivo. É importante fazer esse acabamento também para ter o contorno do maxilar. 

Contornar os lábios é sempre bom, porque isso ajuda a manter mais o batom. É bom pegar um pincel e tirar o excesso para dentro, para o lábio não ficar tão marcado. Aqui eu combinei dois tons de batom, que eu não queria nem tão escuro e nem tão avermelhado, mais para o beterraba.

Passo 7: iluminador

Na iluminação da pele negra, ela não pode ter produtos com pigmentos brancos,

porque a tendência é deixar a pele cinza. Então, você não pode usar um iluminador tão prateado, sempre para mais os tons dourados e acobreados.

- Por Isabelle Guedes