Milium na pele: o que é e como tratar?

Você já notou algum milium na pele? A dermatologista Apolônia Sales explica tudo sobre essas bolinhas que parecem até espinhas, mas não são. Vem ver!

Compartilhar:

O milium é uma pequena bolha esbranquiçada formada por queratina e que aparece, principalmente, no rosto. À primeira vista, é confundido com cravos e espinhas, mas não se engane. Para te ajudar, conversamos com a dermatologista e expert Apolônia Sales, e aqui ela tira todas as suas dúvidas sobre o milium na pele. Confira!

Tipos de milium

De acordo com a dermatologista, há dois tipos de milium, com diferentes causas.

O milium primário pode pode surgir espontaneamente por uma tendência genética e acomete tanto os adultos quanto as crianças, sendo muito comum em recém-nascidos pelo acúmulo de queratina na pele. 

Já o milium secundário está relacionado a síndromes e doenças, exposição solar e traumas na pele.

Os miliuns normalmente são inofensivos e não causam sintomas, a menos que se tornem inflamados ou infectados

Como remover milium da pele?

O diagnóstico de milium é dado por meio de um exame clínico, feito por um dermatologista, e apesar de não ser prejudicial à saúde sua remoção deve ser feita apenas por um profissional. 

“Temos que remover sua parte superior, e depois, a pele regenera. Para isso é comum usarmos uma agulha, para romper o milium, mas também pode ser feito um peeling ou um tratamento a laser. Não recomendamos que ele seja removido em casa, pois há risco de infecção, hematomas e cicatrizes”, explica Dra. Apolônia.

Miliuns podem ser removidos por um dermatologista através de procedimentos

Prevenção

Para prevenir essas pequenas bolhas, a expert recomenda o uso de ácidos que melhorem a renovação celular e o uso de protetor solar para evitar queimaduras no rosto.

Consulte um dermatologista para avaliar a saúde da sua pele e obter orientações personalizadas

- Por Letícia Leite