O que é a estrela de Oswald

Entender os princípios e saber aplicar a Estrela de Oswald é fundamental para todo colorista de salão de beleza. Comece por aqui o estudo das cores e sua influência na coloração de cabelos

A coloração, descoloração e as mechas são, sem dúvidas, os mais pedidos entre os serviços do salão de beleza. Com alto valor agregado, eles trazem os clientes de volta com mais frequência que os cortes ou até mesmo os procedimentos químicos.

O profissional responsável por calcular e misturar as cores das tinturas é o colorista e, a Estrela de Oswald, é o primeiro princípio teórico que ele deve dominar.

“O círculo, ou a estrela de Oswald, é a base, o fundamento da colorimetria” afirma Glauco Braga, cabeleireiro e educador da Wella Professionals.

O que é a Estrela de Oswald?

É uma representação gráfica (pode ser no formato de estrela ou num círculo) de uma escala de cores opostas.

Para entender a Estrela de Oswald, vamos ter que fazer uma viagem no tempo até as aulas de Educação Artística da escola.

Pense que todas as cores do mundo são combinações de apenas 3 cores: amarelo, azul e vermelho. Elas são chamadas de cores primárias, e estão representadas assim:

Nos espaços em branco, entram as cores secundárias, que são as combinações entre as duas cores vizinhas, assim:

Veja que o laranja é a mistura entre vermelho e amarelo, roxo é a mistura entre azul e vermelho e o verde é a mistura entre amarelo e azul. Essas cores também são separadas em dois grupos: cores quentes, que representam os fundos de clareamento; e cores frias, que neutralizam os fundos:

Viu como é simples? Imagine que o nosso cabelo possui as 3 cores primárias nele, em potencial. As colorações podem tanto neutralizar quanto ressaltar os tons do cabelo, dependendo de onde está o tom delas na estrela.

Veja. quando você tem um tom indesejado nele, como o verde de cloro no cabelo loiro, um vermelho no castanho, ou um laranja no descolorido e você deseja neutralizar, precisa recorrer a uma coloração ou a um tratamento com tom e subtom opostos à cor que você quer eliminar.

A escolha de uma coloração que não esteja oposta ao tom que você quer tirar dos fios, vai ter o efeito oposto: ou ressaltar o tom indesejado, ou criar uma nova tonalidade, diferente do que se pretendia.

Segundo Glauco, “a partir desse conhecimento é possível entender combinações e efeitos e ganha-se poder de previsão com este domínio teórico”. Por isso é importante decorar a escala de tons da Estrela de Oswald, em vez de escolher apenas a cor desejada na tabela de coloração do fabricante.

Você encontra descontos exclusivos para profissionais no site de Beleza na Web PRO, confira!

- Por Tatiana Serebrinsky