O que é protetor solar fotoestável?
Você sabe o que é um protetor solar fotoestável? A dermatologista Apolônia Sales explica como ele pode potencializar o seu skincare, vem ver!
27/09/2021
A proteção solar é a última etapa do skincare, mas uma das mais importantes. Afinal, para ter uma pele saudável, é essencial que ela esteja protegida dos raios solares. Nesse contexto, a fotoestabilidade é o que determina a potência desse produto, e aqui, a dermatologista Apolônia Sales tira todas as suas dúvidas sobre protetor solar fotoestável. Confira!
Veja Mais
Afinal, o que é um protetor solar fotoestável?
De acordo com a expert, a fotoestabilidade é a capacidade que o protetor tem de permanecer na pele sem se degradar, mesmo quando está exposto à radiação e aos fatores ambientais.
“Ele age da mesma forma que qualquer protetor químico ou físico, a diferença é que quanto mais fotoestável ele é, menor a degradação, então ele funciona melhor por mais tempo”, explica Dra. Apolônia.
Atenção aos retoques
Há quem acredite que os protetores solares com altos níveis de fotoestabilidade não precisam ser retocados ao longo do dia, no entanto, a dermatologista esclarece que isso não passa de um mito.
“Existem várias situações que colaboram para que o protetor saia com maior facilidade, como a permanência na água, a transpiração e até a quantidade de produto que é aplicada. Ao usar um protetor mais fotoestável, essa reaplicação pode ser mais espaçada, mas não significa que não precisa de retoques”, diz.
Como identificar?
Dra. Apolônia afirma que são feitos vários estudos para testar a fotoestabilidade de um protetor solar, e para você identificá-lo na hora da compra, basta ler o rótulo.
“Geralmente, na embalagem do produto vem escrito se ele é fotoestável e informa qual é o intervalo ideal de reaplicação”, fala a expert.